Em busca do sentido - primeira fase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 12. ed. rev. São Leopoldo: Sinodal, 2000.

PRIMEIRA FASE:

Um Psicólogo No Campo De Concentração

Viktor Frankl vem expressar neste tema sua vivencia dentro de um campo de concentração, é dito notório que alguns desses campos de concentração grandes e famosos como um local de extermínio.
Os prisioneiros que sedispunham de privilégios eram chamados de capo(s), esses se assemelharam ao SS do campo de concentração e com eles colaboravam, porém, eram muitas vezes mais rigorosos do que o guarda do campo de concentração, e também eram o piores algozes do prisioneiro comum, chegando a bater com mais violência do que os SS. Só eram selecionados a capos aqueles que se submetiam a tal papel, os que não fizessemjus eram depostos.

Seleção Ativa E Passiva

Frankl relata da seguinte forma: “é violenta a luta pelo pão de cada dia e pela preservação e salvação da vida”, e mais a diante colocou sua expressão, de que nesta situação, o prisioneiro não tem tempo e nem disposição para se demorar em reflexões abstratas e morais. Cada qual só pensa em salvar a sua vida para os seus, que por ele esperam emcasa, e preservar aqueles aos quais se sente ligado de alguma forma no campo de concentração.
Os capos eram resultados de uma espécie de seleção negativa, pois para esta função somente se prestavam os indivíduos mais brutais. Existiam prisioneiros que viviam anos a fio, passando de um campo de concentração para outro, só conseguiam se manter vivo quem não tinham escrúpulos pela luta da preservaçãoda vida. Frankl relata que os que sobreviveram foram por felizes coincidências ou milagres divinos, e sem hesitar expõe que os melhores não voltaram.

O Relato Do Prisioneiro Nº 119.104: Ensaio Psicológico

Este relato é do próprio Viktor Frankl, na qual expõe sua vivencia dentro do campo de concentração, disse ser feliz ter estado lá, e vivenciado, trabalhado, ele fez escavações por de baixoda terra para sem colocados canos de água, e com seu trabalho ganhou dois cupons premio, e cada cartão deste valia 50 centavos, ou 3 cigarros, então ele tinha 6 cigarros o que equivalia a 6 sopas. Somente os capos tinham o luxo de desfrutar dos seus cigarros, pois recebiam cigarros em troca de favores especiais. Já sabiam que quando um dos prisioneiros acendia um cigarro, era porque achavam que avida ali não fazia mais sentido, então queriam desfrutar um pouco de seus últimos dias.
O tema do livro vem desta vivencia de Viktor Frankl, que vem com a dupla intenção de mostrar ao leitor que conhece e não o campo de concentração e o que se passa ali dentro. O objetivo é fazer o leitor compreender também o número reduzido de ex-prisioneiros que sobreviveram e que aceitaram sua atitudesingular diante da vida e que constitui uma novidade do ponto de vista psicológico.

A Primeira Fase: Recepção No Campo De Concentração

Frankl disntingui três fases nas reações psicológicas dos prisioneiros ante a vida no campo de concentração:
• A fase da recepção no campo;
• A fase da vida em si no campo de concentração;
• A fase após a soltura, ou seja, da libertação do campo.

A estaçãoferroviária de Auschwitz

Frankl comenta a situação vivida dentro de um vagão onde ficavam 1500 pessoas, as quais não tinham lugar nem para sentar, e que após alguns dias sem comer ganhavam uma fatia de pão de 150 gramas, enquanto os guardas do vagão negociavam prendedor de gravata em platina e cravado em diamantes. E esse pessoal recebiam álcool a vontade, até os SS recebiam.

A primeiraseleção

Está seleção que Frankl passou foi que, ao sair do vagão eram feitas duas filas uma de mulheres e outra de homens, a seleção era feita por um SS que apontavam se o individuo iria para a direita ou esquerda, os que foram para esquerda passaram por uma rampa ao qual se ligava aos prédios do crematório, e os que iam para a direita eram selecionados para o trabalho.

Desinfecção

Frankl...
tracking img