Angiospermas e suas caracteristicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
) Dependendo da espécie, pode-se usar a raiz, o caule ou a folha. O órgão mais usado é o caule, pois possui gemas que, facilmente poderão desenvolver-se e dar novos indivíduos.
b) Permite areprodução de plantas que não produzem sementes como: bananeiras, laranja-baía, Hibiscus, etc.
c) Pode-se obter um grande número de descendentes geneticamente iguais a partir de um único indivíduo, garantindoa manutenção de características genéticas selecionadas.
d) A produção de flores, frutos e sementes, em geral é mais rápida do que a reprodução por sementes.
Para conquistarem o novo ambiente, asplantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram vasos condutores de seiva, que garantem a distribuição das seivas bruta e elaborada pela planta.
Agentes polinizadoresOutra adaptação ao ambiente terrestre está relacionada às sementes e sua dispersão. O vegetal mais evoluído é aquele que apresenta sua semente protegida pelo fruto. Sua disseminação ocorre,normalmente, através de agentes polinizadores, tais como, os insetos, pássaros e morcegos, entre outros.
Uma outra adaptação necessária foi controlar a perda excessiva de água. Isso passou a ocorrer atravésda abertura e fechamento dos estômatos - estruturas microscópicas por meio das quais ocorrem as trocas gasosas entre a planta e a atmosfera. Da mesma maneira, as plantas dispensaram a água durante oseu ciclo reprodutivo, uma vez que seus gametas já não se encontravam num ambiente aquático.
A importância das angiospermas
Plantas extremamente necessárias para a manutenção do equilíbrio ecológicoda Terra e para a subsistência da humanidade, pois são os principais produtores dos ecossistemas terrestres ,constituindo fontes de alimento para o homem e outros animais. Para a alimentação humana,fornecem raízes (exemplos: cenoura, mandioca, batata- doce, nabo), caules ( exemplos: cana, batata-inglesa), folhas (exemplos: couve, alface, acelga), frutos (exemplos: mamão ,laranja, banana) e...
tracking img