Toxicologia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTOXICAÇÕES ALIMENTARES

ENTRADA
BANCADA
NO FUNDO, QUADRO IMAGEM DO BEM ESTAR.

NENA: Boa noite, vamos começar um debate por um tema muito importante e que pouco damos atenção a eles, vamos falar de “INTOXICAÇAO ALIMENTAR”.
Temos nesta bancada os acadêmicos de farmácia, iremos falar um pouco do que entendemos sobre a intoxicação alimentar.
INTRODUÇÃO - A intoxicação alimentar se dá pela ingestãode alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas e/ou metais, além de metabólitos tóxicos naturais do alimento.

PERGUNTAS (nena)
1°- O que é intoxicação alimentar? (Maria Thereza)
2° - “Qual a diferença entre “Intoxicação Alimentar”, “ Infecção Alimentar”e “infecção Mediada por Toxina”? (Camila)
3° - Temos uma Intoxicação pouco falada e é uma das mais perigosas se não atendida em umdeterminado prazo, que é o”Botulismo”. (Beto)
4° - Vamos falar sobre os microrganismos causadores de intoxicação mediada por Toxina. (Fabiana)
5° - Falar sobre o Diagnostico, Prevenção e Tratamento da Intoxicação Alimentar.
Para finalizar nosso debate vamos apresentar um bolo aparentemente normal por cima, mas por baixo com proliferação de microrganismo, não podemos dizer o qual é a olho nu, mas éperceptível que este alimento se encontra contaminado. Podendo a levar a uma intoxicação alimentar fatal.
Apresentação de um vídeo de boas pratica de higiene.

As intoxicações interagem com as enzimas do intestino ou do estômago e podem causar desde uma irritação intestinal que evolui a diarreia ou até uma hemorragia e sangramentos crônicos. Muitas pessoas precisam se alimentar fora de casa todosos dias, e nas ruas as opções são muitas e a aparência dos alimentos aumenta ou diminui a vontade de comer, mas é difícil saber a temperatura e o tempo que eles ficam expostos. A contaminação do alimento ocorre principalmente na temperatura ambiente de 30 a 65 graus as bactérias presentes estão proliferando e multiplicando em grande quantidade. E é a essa temperatura que as comidas de rua estãoexpostas. As proteínas como as carnes, o ovo, o leite e derivados, são os produtos que mais oferecem risco de infecção.
Mesmo que a pessoa tome a bebida pelo canudinho, e mesmo lavando as embalagens como as latas de refrigerante. Se eu pegar naquela lata eu estou contaminando. Por isso é importante tomar alguns cuidados para evitar a contaminação:
Evite se alimentar fora de casa, e se isso forimpossível, procure comer em estabelecimentos limpos de boa aparência. Verifique se o vendedor utiliza luvas para pegar nos alimentos, e se as retira na hora de apanhar o dinheiro.

- Se o isopor estiver escuro com aparência de sujeira, fique atento! Pois possui fungos

- Sempre que for comprar carne moída no mercado, peça para que seja moída na hora, pois a que está na gondula pode ser velha.

- Em casanão deixe as carnes fora da geladeira por muito tempo antes do preparo sempre em recipientes bem limpos e bem lavados.
FALAS DE MARIANE:
1º SINTOMAS: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, distúrbios gastrintestinais, perda de peso e queda da pressão arterial.
2º Diagnóstico
Normalmente, o diagnóstico é clínico eleva em conta os sintomas da doença. É sempre importante verificar a existência de pessoas próximas com os mesmos sinais da infecção e identificar o tipo de micro-organismo presente no alimento suspeito de contaminação. Exames de laboratório de fezes ajudam a reconhecer o parasita que causou a infecção, um recurso importante para orientar o tratamento medicamentoso.
3ºPrevenção
A prevenção dasintoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.
4ºTratamento
Paciente com intoxicação alimentar deve fazer repouso e ingerir muito líquido. Nos casos de perda maior de líquidos e risco de desidratação, devem ser indicados medicamentos...
tracking img