Toxicologia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxicologia Ambiental

A toxicologia, comumente definida como a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos vivos e avalia a probabilidade da sua ocorrência, claramente estabelece a avaliação de risco e a predição como componentes integrantes desta disciplina. Não faz muito tempo, a toxicologia era considerada como uma parte da farmacologia,restrita à profissão médica, que tinha como objetivo principal o diagnóstico e tratamento das intoxicações humanas com medicamentos e produtos naturais.

Com fins práticos e didáticos a toxicologia pode ser dividida em cinco áreas de interesse: toxicologia de alimentos, toxicologia ambiental, toxicologia de medicamentos, toxicologia ocupacional e toxicologia social. Nestas cinco áreas podem serconsiderados três aspectos: analítico, legal e pesquisa (Moraes,1978).
Alguns toxicólogos baseiam as subdivisões da toxicologia nos tipos de substâncias e nas circunstâncias em que ocorre a ação tóxica. Ariëns e col. consideram a toxicologia ambiental como subdivisão desta ciência que trata da poluição com conseqüências toxicológicas para o homem, da poluição que produz mudanças na biosferae alterações no equilíbrio biológico e da poluição que afeta a estética do ambiente. Distingue também entre poluição química, na qual o ambiente é afetado pela ação química dos poluentes e a poluição física, como por exemplo a poluição térmica causada pelas usinas elétricas; a poluição do ambiente com produtos persistentes e os produtos inertes sob o ponto de vista químico e bioquímico, como asembalagens de plástico e os resíduos radiativos (Ariëns e col., 1976).
Para Hodgson e Levi (1987), a toxicologia ambiental inclui a movimentação dos toxicantes e seus produtos da biotransformação no ambiente e nas cadeias alimentares e o efeito de tais contaminantes sobre indivíduos e populações.

A medicina e outras disciplinas deveriam ser encorajadas a dar maior atenção a todos osaspectos da saúde ambiental. A toxicologia ambiental e a epidemiologia ambiental são ferramentas importantes para a pesquisa da saúde ambiental e devem ser estimuladas e fortalecidas como disciplinas especiais (WHO,1989). Deve ser lembrado que a saúde ambiental é uma parte da saúde pública relacionada com a avaliação, o conhecimento e o controle do impacto da população sobre o ambiente e dos impactos doambiente sobre elas (Moeller, 1990)

Segundo Lu (1991), o público em geral está exposto a grande variedade de toxicantes via ar, água e alimentos, geralmente em baixas concentrações que podem não produzir efeito agudo mas sim efeito a longo prazo. As fontes destas substâncias, o transporte, a degradação e a bioconcentração no ambiente e seus efeitos no homem são tratados na toxicologiaambiental.

A toxicologia ambiental, como uma área da toxicologia, enfoca os impactos dos poluentes químicos ambientais sobre os organismos biológicos. Os toxicólogos que se preocupam com os efeitos dos poluentes ambientais sobre a saúde humana concordam com esta definição. Para outros, esta área está mais associada com os estudos dos impactos das substâncias químicas sobre organismos nãohumanos como peixes, pássaros e animais terrestres (Eaton e Klaassen, 1996).
A ecotoxicologia é uma área de especialização da toxicologia ambiental que enfoca especificamente os impactos das substâncias tóxicas na dinâmica das populações de um ecossistema. O transporte, o destino e a interação das substâncias químicas no ambiente constituem o componente principal, seja da toxicologiaambiental como da ecotoxicologia (Eaton e Klaassen, 1996).

Segundo Richardson, a toxicologia ambiental deveria ser aplicada somente ao estudo dos efeitos diretos dos poluentes ambientais sobre o organismo humano e o termo ecotoxicologia deveria ser usado somente para os estudos dos efeitos das substâncias químicas sobre os ecossistemas e os componentes não humanos. Mas a realidade é que o ser...
tracking img