Pratos prontos congelados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
índice

1- Demografia
2- Motivação
3- Teoria dos 2 fatores
4- Crenças e atitudes
5- Percepção
6- Aprendizagem
Relações com os conceitos
1- Demografia
2- Motivação
3- Teoria dos 2 fatores
Satisfatores
Insatisfatores
4- Crenças e atitudes
5- Percepção
6- Aprendizagem
7- Sentimento
8- Sensação
9- Intuição
10- Teoria de Mac Gregor
Teroria X
Teoria Y
11- Anexos
Pesquisade campo
Pesquisa realizada por alunos da FIESP
Matérias

Definições dos conceitos

1- Demografia
As tendências demográficas são indicadores altamente confiáveis a curto e médio prazo. Para o marketing, os pontos de maior interesse são:
* crescimento populacional;
* distribuição das faixas etárias;
* composição étnica;
* graus de instrução;
* padrõesfamiliares;

2- Motivação
Toda motivação parte de uma necessidade. Esta necessidade pode ser fisiológica, como a fome e a sede, ou psicológica, como a necessidade de reconhecimento, necessidade de pertencer a um grupo, etc.
Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança determinado nível de intensidade. um motivo é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa aagir. (Keller, Kotler, 2006: pg 183)
A motivação pode ser diferente para públicos distintos.

3- Teoria dos 2 fatores
Desenvolvida por Frederick Hersberg, esta teoria diz que existem basicamente 2 tipos de impulsionadores: os satisfatores- que motivam positivamente a compra e os insatisfatores- que a desmotivam.
Os insatisfatores devem ser evitados a todo custo, pois apesar de não venderem oproduto, podem evitar que o mesmo seja vendido.
A ausência de insatisfatores não basta para que a venda seja concretizada. São necessários também os satisfatores. Como exemplo que podemos citar a garantia. Se um produto não tem garantia contra defeitos de fabricação, isso é um insatisfator, e pode impedir a venda.
Agora, se o produto tem a garantia, não podemos considerar isto comosatisfator, pois a garantia não serve como motivador da compra. O produto precisa ter outras qualidades que motivem sua compra.

4- Crenças e atitudes
As pessoas adquirem crenças por meio de suas experiências e aprendizagem. Segundo Kotler, a crença é o pensamento descritivo que alguém mantém a respeito de alguma coisa. As crenças que as pessoas tem sobre os atributos e benefícios de um produto sãograndes influenciadores do processo de compra.
As atitudes são as ideias e sentimentos mais duradouros com relação a algo, podendo ser favoráveis ou não.
São as atitudes que levam o ser humano a agir de forma mais ou menos coerente em relação a objetos próximos, poupando assim energia e reflexão, pois já tem uma opinião sobre aquilo.

5- Percepção
“A percepção é o processo por meio do qualalguém seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas para criar uma imagem significativa do mundo.” (Keller, Kotler, 2006: pg 184).
As percepções podem variar consideravelmente entre pessoas expostas às mesmas situações, pois não dependem apenas dos estímulos físicos, mas também da relação destes estímulos com as condições internas de cada pessoa.
São as percepções que de fatoinfluenciam o comportamento de compra do consumidor, sendo para o marketing, mais importantes do que a realidade.

6- Aprendizagem
A aprendizagem são as mudanças nos comportamentos das pessoas. Estas mudanças se dão por meio das experiências que cada pessoa passou ao longo da vida. Por meio da aprendizagem é criada também a generalização. A experiência que um consumidor teve com um produto pode sergeneralizada para outros produtos semelhantes ou para produtos de outras marcas, transferindo a fidelidade de uma marca para outra.

7- Sentimento

Os tipos voltados para o sentimento são orientados para o aspecto emocional da compra. Preferem emoções intensas ainda que negativas, a experiências apáticas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental....
tracking img