Totem e tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IV – O Retorno do Totemismo na Infância
Neste ensaio, Freud retoma várias questões já abordadas, principalmente, o totemismo, justamente para relembrar a importância que ele exerceu sobre os primitivos.

O sistema totêmico pode ser interpretado do ponto de vista tanto religioso quanto social; falar-se-á de seu caráter religioso, na medida em que comparecem relações de respeito mútuoentre o primitivo e seu totem e, de seu estatuto social, nas obrigações recíprocas que permeiam tanto os membros de um clã quanto das tribos entre si.

No que tange à natureza religiosa, pode-se dizer que Freud procura nos chamar a atenção para o tabu, ligado ao totem, manifesto nas proibições que seus descendentes se impunham a fim de protegê-lo. É por isso que não se podia matar, comer oucaçar o animal do totem e, dependendo da tribo, inclusive, tocá-lo, olhá-lo ou chamá-lo por seu verdadeiro nome, sob pena de punições por meio da morte ou da doença. O benefício que fazia valer as restrições residia, pois, na esperança de serem protegidos por ele.

Do ponto de vista social, o que se destaca não é somente a quantidade e o rigor das proibições, mas também, o fato das restriçõesse relacionarem com o interdito das relações endogámicas, gerando, consequentemente, a fobia do incesto.

Freud, intrigado com as questões levantadas pelo totemismo, procura através dos seus estudos compreender melhor as necessidades psíquicas que ele expressava, bem como as condições que proporcionaram o seu desenvolvimento.          Após se debruçar sobre todas as teóricas conhecidas em suaépoca – nominalistas, sociológicas e psicológicas – o autor chega a conclusão de que existiam até aquele momento, duas concepções distintas:

Desse modo, encontramos dois pontos de vista opostos: um que procura manter a pressuposição original de que a exogamia constitui parte inerente do sistema totêmico e outro que nega existir tal vinculação, sustentando que a convergência entre esses doisaspectos das culturas mais antigas é uma convergência fortuita (FREUD [1913- 1914], p. 78).
Posicionando-se contrariamente à teoria da coincidência, o autor afirma que a exogamia, corolário do sistema totêmico, só podia se fundar, no medo do incesto. Segundo os ensinamentos da psicanálise, nada havia de inato na exogamia, suas causas, inclusive, deveriam ser procuradas nos primeiros desejossexuais, de natureza inegavelmente incestuosa.

Neste ponto, Freud lança luz às atitudes das crianças para com os animais, a fim de apresentar as inúmeras concordâncias com os primitivos e, logo a seguir, à clínica da zoofobia infantil, por meio do caso clínico do pequeno Hans.

A análise desta criança fóbica levou o psicanalista a formular a hipótese de que os casos de zoofobia infantilexpressam nitidamente a situação do menino no complexo de Édipo; “esse complexo central das neuroses, no qual o pai se apresenta como rival da criança com o qual essa tem de partilhar o interesse da mãe” (KOLTAI, p.44, 2010).

Freud ao analisar este caso, constata que diante da impossibilidade de Hans dar vazão ao ódio que sente pelo pai, justamente, porque o mesmo é objeto também de amor eadmiração, ele acaba por deslocar a angústia que sente a um animal. Essa situação se repete inúmeras vezes, manifestando que os sentimentos ambivalentes em relação ao pai, oriundos de interesses sexuais infantis, são deslocados para outro objeto.

Posto isto, Freud se sente autorizado a introduzir suas considerações sobre a origem do totemismo. A primeira consequência notável, na fórmula dototemismo, é a substituição do pai por um animal totêmico. O autor afirma que:

Se o animal totêmico é o pai, então as duas principais ordenanças do totemismo, as duas proibições de tabu que constituem seu âmago — não matar o totem e não ter relações sexuais com os dois crimes de Édipo, que matou o pai e casou com a mãe, assim como os dois desejos primários das crianças, cuja repressão...
tracking img