Totem e tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO - II
Totem e Tabu e outro trabalho (1913-1914)
Por Beraldina Aparecida R Souza
Freud, Sigmund (1856-1936). Fundador da psicanálise, foi durante muitos anos, clinico e professor em Viena. Nasceu em Freiberg (Tchecoslováquia) e faleceu em Londres.
Em 1897, fez investigações sobre a resistência e a transferência em neuróticos, a mudança do método catártico (explosivo verbal dopaciente, abre ação) para o psicanalítico deu-se nessa ocasião. Freud passou a utilizar seus princípios teóricos para interpretar as reações dos pacientes, e o seu método era então, o da associação de idéia associação livre. Este foi o inicio da história da psicanálise.
Nesta obra, Freud nos remete a um “pensar” no homem pré histórico, onde fala que há homens vivendo em nossa época bem próxima dohomem primitivo, portanto, somos seus herdeiro e representantes diretos nesse mundo da modernidade. Aborda que por certos vestígios remanescentes, que o totemismo existiu em certa época entre as raças aborígenes arianas e semíticas da Europa e Ásia.
Segundo, Freud o caráter totêmico é inerente, não apenas a algum animal ou entidade individual, mas a todos os indivíduos e de uma determinadaclasse. Em quase todos os lugares em que encontramos totens, encontramos também uma lei contra as relações sexuais entre pessoas do mesmo totem e conseqüentemente, contra o seu casamento. Fundamento esse para pensar-se que as proibições totêmicas são dirigidas principalmente contra os desejos incestuosos do filho, em uma época em que as restrições matrimoniais tornaram-se necessárias. Algumasconsiderações tornaram o significado do incerto mais claro no decorrer da obra, aonde o enigma de como a família verdadeira veio a ser substituída pelo clã totêmico talvez deva permanecer insolúvel possa ser explicada.
Freud apresenta o significado de tabu mostrando as divergências: “sagrado”, “consagrador”, e, “misterioso”, “perigoso”, “proibido”, “impuro”, onde podemos retomar os primeiros sistemas penaishumanos em tabu e pensar no número de proibições, as quais esses povos primitivos estão sujeitos. O tabu vai-se transformando numa força com uma base própria, independente da crença. No ângulo da psicanálise, coloca que as pessoas que criaram para si mesmas proibições de tabus individuais dessa mesma espécie e que obedecem a elas com tanto rigor quantos os selvagens obedecem aos tabus comuns asua tribo ou sociedade. É importante ressaltamos que as mais antigas e importantes proibições ligadas ao tabu são as duas leis básicas do totemismo: não matar o animal totêmico e evitar relações sexuais com membros do clã totêmico do sexo oposto. Posto que a violação de certas proibições tabus constitui um perigo social, ou seja, a violação de um tabu pode ser corrigida por reparação ou expiação,que envolvem a renuncia a algum bem ou alguma liberdade, isso prova que a obediência a injunção de renuncia a algo desejável. Coloca que o poder mágico atribuído ao tabu baseia na capacidade de provocar a tentação, atribuído ao paralelo entre o tabu e a neurose obsessiva.
Freud sugere um grupo de observâncias onde decorre a pesquisa. Os tabus que se vinculam (a) aos inimigos. (b) a chefes e (c)aos mortos. Aonde nos conduz à simples conclusão de que a palavra “tabu” possui um sentido duplo e foi usada para designar um tipo especifico de ambivalência e tudo o que dele surgia, no entanto, coisa a que na sua liberdade se chegou como de amplas pesquisas, que as proibições do tabu devem ser compreendidas como conseqüências de uma ambivalência emocional. Dessa maneira parece provável que tambéma consciência tenha surgido numa base de ambivalência emocional, de relações humanas especificas, as quais essas ambivalências estavam ligadas e que surgiu sob as condições que demonstramos se aplicarem ao caso do tabu e da neurose obsessiva.
Neste trabalho, Freud apresenta pontos de comparação entre o tabu e a neurose obsessiva, aplicando as descobertas da psicanálise, evidenciando seu...
tracking img