Totem e tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA SOCIAL – 2012
Profa. Miriam Aparecida Herrera Fernandes





RESUMO DA OBRA TOTEM E TABU DE SIGMUND FREUD



A obra TOTEM e TABU de Sigmund Freud é por ele desenvolvida em quatro partes:

PARTE I – O HORROR AO INCESTO (1912)
PARTE II – TABU E AMBIVALÊNCIA EMOCIONAL (1912)
PARTE III – ANIMISMO, MAGIA E A ONIPOTÊNCIA DE PENSAMENTOS (1913)
PARTE IV – O RETORNO DOTOTEMISMO NA INFÂNCIA (1913)



PARTE I – O HORROR AO INCESTO


Na obra Totem e Tabu Freud faz a comparação entre o homem primitivo contemporâneo, por meio de seus estudos da Antropologia Social da época, e a psicologia dos neuróticos trazida pela psicanálise. Assim, estuda o material pesquisado sobre os aborígenes da Austrália, cuja organização social se relaciona com a evitaçãode relações sexuais incestuosas. As instituições religiosas e sociais que não possuíam, tinham em seu lugar o Totemismo.
O totem seria o animal – comível e inofensivo ou perigoso e temido -, raramente um vegetal ou fenômeno natural que mantém relação peculiar com todo o clã. É o antepassado comum do clã e seu espírito guardião e auxiliar.
Ao clã – grupos menores da tribo – cabe nãomatar nem destruir seu totem. O caráter totêmico é inerente não só ao animal ou entidade individual, mas a todos de determinada classe. Nas festas imitam movimentos e atributos do totem. O totem pode ser herdado tanto pela linhagem feminina como masculina.
Como veio o homem primitivo a adotar os totens? Isto é, como vieram eles a tornar o fato de descenderem de um animal ou de outro a basede suas obrigações e restrições sociais? Existem várias teorias sem concordância e Freud irá formular uma hipótese à partir da psicanálise.
O Totemismo e a Exogamia foram observados ocorrendo conjuntamente, assim, existia a lei que proibia as relações sexuais – o casamento – entre pessoas do mesmo totem.
Os totens são hereditários não mutáveis pelo casamento. Exemplo:Linhagem feminina: Linhagem masculina:


EMU X CANGURU CANGURU X EMU




Filhos ( ) Filhos ( )






A linhagem feminina é mais antiga. As proibições totêmicas são dirigidas principalmentecontra os desejos incestuosos do filho.
No sistema totêmico ocorre a substituição do parentesco consanguíneo real pelo parentesco totêmico. Assim, ser mãe significa a mulher de quem o indivíduo nasceu mais todas as mulheres que poderiam dar a luz sem transgredir a lei da tribo. O pai seria o verdadeiro genitor mais todos os homens do clã com quem a mãe poderia ter casado. Os irmãos seriam osfilhos dos pais verdadeiros mais filhos daqueles também considerados pais. Um exemplo contemporâneo: tios, tias, irmãos em cristo etc.
No sistema totêmico observa-se o indivíduo referenciado ao grupo – sua família.
A exogamia totêmica, como um meio apropriado de impedir o incesto grupal, foi tornando-se mais complexa pela divisão em fratrias e subfratrias.A B (FRATIAS)



C D E F (SUBFRATRIAS)

( ( ( ( ( ( 1 2 3 4 5 6 (CLÃS TOTÊMICOS)


FRATRIAS ( CLASSESMATRIMONIAIS)
C e E – unidades exogamas
D e F - unidades exogamas


Então: um indivíduo do clã ( poderia escolher de 11/12 das mulheres da tribo; com a divisão em fratrias 6/12; com a divisão em subfratrias 3/12. Ocorre, a partir das subdivisões, uma restrição maior sobre a escolha do casamento e liberdade sexual.


Neste sistema de classes matrimoniais aparece uma...
tracking img