Totalitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Totalitarismo

Conceito:
Totalitarismo é um termo que representa uma ideologia e prática política caracterizada pela total subordinação dos indivíduos aos interesses do Estado. Num regime totalitário o Estado possui poderes absolutos sobre toda a vida política, social, cultural, religiosa e econômica. O totalitarismo foi particularmente visível nas ditaduras europeias surgidas após o final daPrimeira Guerra Mundial, constituindo uma das características principais do fascismo, do nazismo, entre outros.

Totalitarismo

Origem:
Os regimes totalitários surgem no mundo contemporâneo em um período marcado pela crise do sistema capitalista em algumas regiões da Europa.

Totalitarismo

Características:
- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo deoposição ao governo;
- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.

Totalitarismo

Desenvolvimento Histórico:

 No campo político, o totalitarismo não aceita a existência de múltiplas orientações político-partidárias. Segundo o pensamentototalitário, a existência desse tipo de organização política incita um contexto de divisão prejudicial aos interesses da nação. Por isso, os regimes totalitários preferem reconhecer a presença de um único partido. 

Na economia, o Estado totalitário empreende uma série de intervenções que colocam o mesmo como líder máximo e direto do progresso material da nação. De forma geral, as empresas estataistêm grande presença econômica e atuam essencialmente em setores da indústria de base e tecnológica. O desenvolvimento dessas duas áreas seria de grande importância para que os demais setores da economia pudessem prosperar economicamente. 

Os instrumentos de repressão são colocados à disposição do Estado para que seus interesses sejam imediatamente atendidos. Justificando sua ação em nome daunidade e dos interesses nacionais, o Estado totalitário encerra as liberdades civis. As forças de controle policial utilizam de violência, perseguição política, prisão sumária, tortura física e psicológica para dissolver qualquer tipo de manifestação que ponha em risco a hegemonia do regime. 

Além de utilizar da força, intervir na economia e assumir todos os papéis do Estado, o totalitarismotambém conta com uma visão ideológica bastante específica. Buscando o elogio a períodos históricos “gloriosos” ou a fundamental ação de alguns “heróis nacionais” o regime totalitário preocupa-se em incutir a ideia de que sua ação política visa retomar um tempo de glórias e conquistas. Para legitimar tal visão entre os cidadãos, é costume controlar os meios de comunicação para propagandear suas ideias. Totalitarismo

Consequências:
-Milhares de mortes em guerras e revoltas
-Diminuição do progresso comunista
-Intolerância racial
Etc...

Totalitarismo

Atualidades:
Os Estados totalitários são nações socialistas, comunistas onde não pode haver oposição, pois seus governos prendem ou simplesmente matam seus opositores. A população vive reprimida, sem nenhum direito de expressão.Alguns países que possuem regimes totalitários atualmente. São eles: China ,Cuba, Vietnã, Venezuela, Coreia do Norte, Sudão e vários países da África e do Oriente Médio
Na Coreia do Norte, por exemplo, todos despertam com um sinal coletivo, comida e roupa vêm do governo que garante: o país é uma potência.
Rotina dos norte-coreanos:
- Despertador Coletivo – Às 7 horas, alto-falantes despertam anação. Em cada domicílio e escritório, uma caixa de som na parede toca a rádio estatal.
- Sem Sinal – Não há semáforos- e nem fazem falta, pois há poucos carros. Policiais conhecidas como “damas do tráfego” direcionam o trânsito.
- Coletivo- Os poucos carros vão para os funcionários públicos mais graduados. O comum é ir trabalhar a pé, de bicicleta, em ônibus elétrico e, principalmente de...
tracking img