Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

MARIA DE FATIMA LIMA













NEOLIBERALISMO























Itapetinga/BA
2010
[pic]




MARIA DE FATIMA LIMA









NeoLiBERaliSMO







Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Socialda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Economia Política .




Prof. Wilson Salvalagio.














Itapetinga/BA
2010

INTRODUÇÃO



O que chamamos de neoliberalismo é uma prática político-econômica baseada nas teorias dos pensadores Milton Friedman, dos Estados Unidos e Friedrich August Von daGrã Bretanha. Após a II Guerra Mundial o governo não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizados, agora tinham déficits públicos e inflações exorbitantes. Defendiam, portanto a redução da participação do estado na economia. Com a eleição dos conservadores Margareth Thatcher (na Inglaterra para primeira ministra) e Ronald Reagan (nos Estados Unidos para presidente), o estadopassou a preservar a ordem política e econômica, deixando as empresas privadas livres para investirem como quisessem, passando também a desregulamentar e privatizar as atividades econômicas, antes controladas pelo estado. Nessa doutrina tem que haver liberdade de comércio, pois esta regra torna seguro o desenvolvimento social e o crescimento econômico de todo país.DESENVOLVIMENTO




O neoliberalismo pode ser definido como um agrupamento de idéias econômicas e políticas tendo como base o capitalismo que luta para que o estado não tome parte da economia. Como é um sistema econômico que o estado intervém muito pouco no mercado e na economia ele é movimentado pela lei da oferta e da demanda,procura buscar mão de obra barata escravizando o trabalhador para aumentar a margem de lucro. Em 1970 o neoliberalismo se destacou baseando-se no capitalismo para diminuir e acabar com a crise econômica do mundo e a inflação resultado da alta cobrança de taxas, enorme quantidade de impostos e muitos outros. Também significou a doutrina proposta por economistas voltada para adaptação dos princípios doliberalismo clássico as exigências de um estado assistencialista e regulador, nesse contexto o papel do governo é voltado para adoção de medidas de redução de serviços públicos, privatização das empresas estatais, menores investimentos em políticas assistencialistas e controle de gastos.
No cenário mundial as transformações começam a processar na década de 80 no Brasil o modeloneoliberal acontece de forma tardia em relação a outros países, isso justifica pelas características do processo histórico de redemocratização do país, nesse mesmo período se instalará no congresso a assembléia que aprovará em 1988 a nova constituição brasileira, considerada um grande avanço desse momento de mobilização política.
De certa forma, o neoliberalismo possibilitou um crescimentoeconômico que reduziu a carga tributária empresarial. Contudo, ao invés de gerar empregos e distribuição igualitária de rendas resultando no enriquecimento empresarial da elite burguesa, gerando pobreza e miséria as camadas menos favorecidas e marginalizadas da sociedade. Em outras partes do mundo com reflexo no Brasil a predominância do pensamento neoliberal e suas alterações provocadas por esse novomodelo de acumulação trouxeram como conseqüência as teses do fim do estado e a idéia do fim da política.
No estado Brasileiro o neoliberalismo restringiu a participação do governo em questões econômicas e o estimulou a ser pequeno, porém eficaz. É bastante parecido ao neoliberalismo existente no Reino Unido e nos EUA, pois engloba o liberalismo e o socialismo.
Quem defende o...
tracking img