Totalitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. REPÚBLICA ARGENTINA
ISAQUE GABRIEL RIBEIRO

TOTALITARISMO

SÃO PAULO
2012

E. E. REPÚBLICA ARGENTINA



TOTALITARISMO

Isaque Gabriel Ribeiro nº 20
Trabalho sobre: Totalitarismo
Disciplina: História
Prof.ª Tatiana
3º A

SÃO PAULO
2013

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Albert Einstein

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5CONTEXTO HISTÓRICO 6
IDEOLOGIA NAZISTA 7
CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO 7
ADOLF HITLER 8
AINDA EXISTE A IDEOLOGIA NAZISTA? 9
CONCLUSÃO 10
FONTES DE PESQUISA 11

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relatar de que forma o totalitarismo funciona e expor o seu grau de interferência na vida dos cidadãos, a partir do momento em que um Estado decide adotar esse tipo de regimeno seu modo de administração.

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.

No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Emborapossa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, estes acabam ficando às margens do poder. Para isso, fazem uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo, não existem eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas e há também a censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio) além da propaganda governamentalcomo forma de exaltar a figura do líder.

Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes fascistas que vigoraram em alguns países da Europa (Itália, Alemanha, Espanha e Portugal) durante as décadas de 1930 a 1940.

O totalitarismo constitui-se no sistema político no qual todas as atividades, todos os aspectos da vida, sejam de ordem social, político, econômico, intelectual,cultural e espiritual, encontram-se submissos aos interesses e ideologia do governo em vigor.

CONTEXTO HISTÓRICO
Foi ainda no decorrer da Primeira Guerra Mundial que começou a nascer o Totalitarismo, fenômeno político que marcou o século XX. Com a necessidade de direcionar a produção industrial para as necessidades geradas pela guerra, os governos dasfrágeis democracias liberais européias tiveram de se fortalecer, acumulando poderes e funções de Estado, em detrimento do poder parlamentar, para agilizar as decisões importantes em tempos de guerra. Quando voltasse a paz, dizia-se que esses poderes voltariam à distribuição democrática usual. Mas não foi isso que aconteceu. 
O Estado com executivo forte e legislativo debilitado que se constituiu durante a Primeira Guerra acabou sendo asemente do modelo de Estado autoritário que surgiria na década seguinte. Das várias monarquias parlamentares européias em 1914 (Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Noruega, Sérvia, Bulgária, Roménia, Grécia, Áustria-Hungria e outras), só a britânica terminou o século sem ter passado por uma ditadura de inspiração fascista. 

IDEOLOGIA NAZISTA
O nazismo instalouum regime de terror na Alemanha, tornando-se a única ideologia do Estado que tudo justificava: perseguições, tortura, massacre, genocídio. Tratou-se de um regime que cultivou sistematicamente a violação dos direitos humanos.
* Ideias nacionalistas e racistas;
* “Superioridade da raça germânica” (ariana) daria o direito de dominar outros povos “inferiores”;
* Racismo científico doséculo XIX;
* Antissemitismo;
* Eugenia - medidas para melhorar a raça: proibição de casamento e exterminação de doentes mentais, físicos e judeus.

CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO
* Totalitarismo – estado de forte direita;
* Antiliberalismo – censura por parte do governo, regulamentação da economia pelo estado, limitação da liberdade individual;
* Militarismo – preparação...
tracking img