Torno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecatrônica

Torno Mecânico

















Nome: Giovane Guilherme Alves

Professor: Odair

Sala: 05









Partes principais do torno mecânico

As partes principais do torno são:

Cabeçote fixo:

[pic]

É a parte do torno, cujo eixo principal recebe a rotação do motor elétrico, através de um jogo de polias ou engrenagens. No eixo principalesta adaptada um jogo de engrenagens a fim de obter as velocidades reduzidas para tornear o material. Na outra extremidade do eixo principal está disposto o mecanismo de inversão do movimento de rotação ao jogo de engrenagem da grade, para realizar, simultaneamente com a rotação do eixo principal, os diversos avanços do carro para a ferramenta cortar o material.

Cabeçote móvel:

[pic]É a parte do torno deslocável sobre o barramento e oposta ao cabeçote fixo. A contra-ponta esta situada na mesma altura da ponta do eixo principal e ambas determinam o eixo de rotação da superfície torneada.Cumprem as seguintes funções:

- Servir de suporte à contraponta, destinada a apoiar um dos extremos da peça a ser torneada;- Servir para fixar o mandril de haste cônica, para furar com broca no torno;- Servir de suporte direto de ferramenta de corte, de haste cônica, como sejam brocas, alargadores e machos; - Deslocar lateralmente acontraponta para tornear peças de pequena conicidade

O cabeçote móvel pode ser fixado ao longo do barramento, seja por meio dos parafusos, porcas e placas ou por meio de uma alavanca com excêntrico. A base é feita de ferro fundido cinzento, apoia-se no barramento e serve de apoio ao corpo. O corpo também de ferro fundido cinzento, onde se encontra todo o mecanismo do cabeçote móvel, podeser deslocado lateralmente a fim de permitir o alinhamento ou desalinhamento da contra-ponta.

Carro principal:

[pic]

É a parte do torno que desloca sobre o barramento, manual (através do volante) ou automaticamente.

Barramento:

É um componente de ferro fundido resistente, que sustenta os elementos fixos e móveis do torno.

[pic]



Caixa Norton:

[pic] [pic]É o mecanismo que permite fazer várias mudanças rápidas, entre a grade e o fuso ou vara, de avanços adequados do carro do torno.

É constituída de uma caixa de ferro fundido cinzenta com um eixo no qual estão fixadas diversas rodas dentadas. Pelo manejo da alavanca exterior, estas rodas se combinam com uma roda de outro eixo, produzindo mudanças diferentes ao avanço do carro.Recâmbio:

[pic]

É a parte responsável pela transmissão do movimento de rotação do cabeçote fixo para a caixa Norton. É montado em uma grade e protegido por uma tampa a fim de evitar acidentes. As engrenagens do recâmbio permitem selecionar o avanço para a ferramenta.

Placas

Tipos de Placas:

Placa universal de três castanhas:

[pic]

É o acessório do torno, noqual se fixa o material, por aperto simultâneo das castanhas, que permite uma centragem imediata de materiais, cuja secção seja circular ou poligonal regular comum com número de lados múltiplos do número de castanhas No interior da placa esta encaixada um disco, em cuja parte anterior existe uma ranhura de secção quadrada, formando uma rosca espiral. Nesta se adaptam os dentes das bases dascastanhas. Na parte posterior do disco há uma coroa cônica, na qual se engrenam três pinhões, cujo giro é dado por uma chave.

| O giro da chave determina a rotação do pinhão que, engrenado na coroa, produz giro do prato. Como a ranhura da parte |
|anterior do prato é em espiral e os dentes das castanhas estão encaixados nela, esta faz com que as castanhas sejam conduzidas|
|para o centro...
tracking img