Imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Império Romano teve como origem o povo que habitava a região do antigo Lácio e que tinha como língua o latim. Esse povo, de instinto guerreiro e grande tino político, criou, a partir do século IV,um Império que atingiu três continentes – Europa, Ásia e África, compreendendo conquistas como a da Sicília, da Sardenha, da Península Ibérica, das Gálias, de Cartago, da África, da Macedônia, daGrécia, da Bretanha, da Dácia e da Mesopotâmia. No início da era cristã, o Império Romano atingiu o apogeu de sua expansão.
Com a expansão do Império, os romanos impuseram a sua cultura -- língua,hábitos, valores – a todos os povos conquistados. E esse foi um dos factores decisivos da hegemonia política e cultural que garantiu a implantação do latim falado como língua geral.
Nesse processo, osromanos receberam influências dos povos conquistados, principalmente os gregos, que já se encontravam num estágio muito adiantado de elaboração cultural e artística. No caso específico do latim escrito, foigrande a influência grega, tanto na língua literária – com as obras de Vergílio e Cícero -- como no padrão gramatical – a gramática greco-latina.
A rigorosa disciplina gramatical dessa língualiterária distanciava-a da realidade da língua falada, altamente diferenciada em função da diversidade de etnias e de culturas que compunham o Império. Como língua escrita, era privilégio apenas de umaelite, o que leva alguns autores a afirmar, erroneamente, que esse padrão escrito correspondia à língua utilizada, no dia-a-dia, por essa classe social.
Para compreender a grande variedade do latim, épreciso entender como era constituída a sociedade romana.
A organização social de Roma compreendia uma classe aristocrática (os patrícios), elite conservadora caracterizada pela educação e por costumesrefinados. Essa classe dos patrícios separava-se da classe dos plebeus, formada pela população rural, pelos estrangeiros e por escravos libertos. Eram classes sociais muito diversificadas, e as...
tracking img