Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana e permeabilidade - A membrana plasmática existe em todas as células e é constituída de lipídios entre os quais estão embutidas moléculas de proteínas (modelo de mosaicofluido),o material podem atravessar a membrana (difusão, osmose e transporte ativo )e também ser englobados por ela (endocitose e exocitose).
Difusão e osmose nãoprecisam de energia da célula, porem o transporte ativo envolve um gasto de energia. Na difusão as partículas migram do locar de maior concentração para o local de menorconcentração. A osmose é a difusão solvente através de uma membrana semipermeável que no caso da célula o solvente é a agua.
Células animais em meio hipertônico se desidratam e em meiohipotônico ganham agua em excesso.
No transporte ativo as partículas se movem do local com menor para o de maior concentração implicando em consumo de energia.
Na pinocitosea membrana engloba partículas menores, liquidas por invaginacao (0=) fala em exocitose quando o material da própria célula é englobado pela membrana e expulso para fora.Orgânulos do citoplasma- Nas células eucarióticas, os orgânulos citoplasmáticos estão no hialoplasma e seu movimento, a ciclose permite a distribuição de matérias por toda a célula. Ocitoesqueleto esta relacionado com diversos movimentos dentro das células.
Cloroplasto é o orgânulo onde se realiza a fotossíntese.
Vacúolos servem como reserva energética.Peroxissomos têm capacidade para transformar substâncias tóxicas em substâncias "menos tóxicas" para a célula.
Reticulo endoplasmático armazena, distribui e faz síntese desubstancias.
Lisossomos destinam-se a digestão de material englobado na célula.
Sistema golgienese esta relacionado a secreção celular
Centríolos participam da divisão celular.
tracking img