Torno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES



Faculdade de Engenharia

Engenharia Mecânica





LABORATÓRIO DE MECÂNICA II
TORNO MECÂNICO



[pic]



Davidson do Vale Ramos
Aluno









Rio de Janeiro
2011

FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES



Faculdade de Engenharia

Engenharia Mecânica



TORNO MECÂNICORelatório referente a disciplina do Laboratório de Mecânica II do 6º período do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Souza Marques.







Orientador: Professor Jorge Pereira.
Realizado pelo aluno: Davidson do Vale Ramos.















Rio de Janeiro
2011

TORNO MECÂNICO.



Sumário



1-OBJETIVO 4
2- RESUMO 4
3- INTRODUÇÃO 4
4- TIPOS DE TORNO 4
5- NOMENCLATURA DO TORNO 8
6- PRINCIPAIS COMPONENTES DO TORNO 9
7- FIXAÇÃO DE PEÇAS NO TORNEAMENTO 20
8- REFERÊNCIAS 23





























Rio de Janeiro
2010
1- OBJETIVO.
Este relatório foi proposto pelo professor do Laboratório deMecânica II, Jorge Pereira. Cujo tema é “Torno Mecânico” tendo como objetivo descrever suas partes principais, aplicações, tipos e sistemas de fixação de peça.


2- RESUMO.


Torno mecânico é uma máquina ferramenta operada por um profissional bem capacitado chamado de torneiro mecânico, função que exige muita habilidade, agilidade, inteligência e muita criatividade na hora da fabricação,tanto de peças como de ferramentas para as operações da máquina. Em um torno mecânico pode-se fazer muitas peças e com vários formatos diferentes, isso acontecerá de acordo com a experiência e inteligência do operador. Pode-se desbastar, facear, furar, cortar (sangrar), roscar, enfim várias operações podem ser feitas em um torno mecânico, através de diversas ferramentas, hoje em dia quase todasintercambiáveis.


3- INTRODUÇÃO.


O processo de usinagem consiste em um processo de fabricação com remoção de material. Muitas vezes o processo de usinagem não pode ser substituído por nenhum outro, por ser um processo de alta precisão para uma grande gama de geometrias, com bom acabamento superficial sem modificação nas propriedades do material. Uma definição bastante ampla dotermo “usinagem” foi apresentada por Ferraresi, que diz que “como operações de usinagem entendemos aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou qualquer combinação destes três itens, produzem cavaco”.
O Torno foi provavelmente uma das primeiras tecnologias desenvolvidas para a produção em grande escala. Com ele (na antiguidade) uma pessoa poderia sem maioresdificuldades, produzir recipientes para toda uma comunidade. Chamado de Máquina Ferramenta Fundamental, foi a partir dele que se originaram todas as demais ferramentas, o Torno pode executar maior número de operações que qualquer outra máquina ferramenta.


4- TIPOS DE TORNOS.


Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características, forma construtiva,etc. O torno a ser utilizado para a execução de uma determinada fabricação deverá ser escolhido de acordo com os seguintes fatores:

• Dimensões das peças a produzir

• Forma das mesmas

• Quantidade a produzir

• Possibilidade de obter as peças diretamente de vergalhões (barras, perfis).

• Grau de precisão exigido

Abaixo segue alguns tipos de tornos:

• Tornos horizontais oude pontas;

• Tornos de placa;

• Tornos revólver;

• Tornos verticais;

• Tornos copiadores;

• Tornos CNC;



4.1 – TORNOS HORIZONTAIS.

Os tornos horizontais são os mais comuns e mais usados freqüentemente. Não são utilizados para produção em série pela dificuldade na troca de ferramenta.

[pic]

Figura 01: Torno horizontal.

4.2 – TORNOS DE...
tracking img