Torno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE TORNO
Estudo Básico e Intermediário da disciplina de tornearia mecânica

2009

CAPÍTULO 1 TORNO MECÂNICO GENERALIDADES O torno mecânico é a mais importante das máquinas-ferramenta. É geralmente considerado como a máquina-ferramenta fundamental porque dela se tem derivado todas as outras máquinas e também porque pode executar maior número de obras do que qualquer outramáquina-ferramenta. O primeiro torno mecânico que se tem notícia foi feito na França por volta de 1740, sendo desconhecido o seu inventor (fig. 1.1). Era um pequeno torno de 4 a 5 polegadas de diâmetro, já possuía fuso para abrir roscas e era empregado na confecção de pequenas peças. Em 1797, Henry Mandslay, Inglês, construiu um pequeno torno mecânico para abrir roscas de 10 polegadas de diâmetro, com fusoengrenado à árvore. Quando este torno foi construído, a princípio era preciso um fuso diferente para cada passo de rosca que se quisesse abrir. Mais tarde, foi obtida a variação do passo por meio de engrenagens, permitindo este dispositivo, abrir roscas de mais de um passo, com um só fuso, no mesmo torno. Desta época até a atual, os aperfeiçoamentos introduzidos, fizeram do torno, amáquinaferramenta eficiente e engenhosa, com o auxílio da qual a indústria mecânica atingiu o desenvolvimento extraordinário dos nossos dias.

Fig. 1.1 Os tornos modernos apresentam inovações na sua construção com o fim de aumentar a capacidade produtiva e a precisão das máquinas.

2

Atualmente, com o aumento das exigências de mercado e da concorrência para a produção em série, já se deixaram de lado “osvelhos” e tradicionais tornos, substituindo-os, mesmo com sacrifício, por tornos revólveres e automáticos. 1.1 – CONCEITO E EMPREGO 1 1.1 - Conceito Torno mecânico é a máquina-ferramenta, destinada a trabalhar uma peça animada de movimento de rotação, por meio de uma ferramenta de corte (fig. 1.2). Esta ferramenta pode trabalhar deslocando-se paralela ou perpendicularmente ao eixo da peça. Noprimeiro caso a operação é denominada tornear e no segundo caso facear. As curvas geradas pelos movimentos combinados da peça e da ferramenta são: uma hélice, quando se torneia, e uma espiral, quando se faceia.

Fig. 1.2 1.1.2 - Emprego O torno executa qualquer espécie de superfície de revolução uma vez que a peça que se trabalha tem o movimento principal de rotação, enquanto a ferramenta possui omovimento de avanço e translação. O trabalho abrange obras como eixos, polias, pinos e toda espécie de peças roscadas. Além de tornear superfícies cilíndricas externas e internas, o torno poderá usinar superfícies planas no topo das peças (facear), abrir rasgos ou entalhes de qualquer forma, ressaltos, superfícies cônicas, esféricas e perfiladas.

3

Qualquer tipo de peça roscada, interna ouexterna, pode ser executada no torno. Além dessas operações primárias ou comuns, o torno pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, etc. O torno também pode ser empregado para polir peças usando-se lima fina, lixa ou esmeril. 1.2 - CLASSIFICAÇÃO A fim de atender às numerosas necessidades, a técnica moderna põe a nossa disposição uma grande variedade de tornos que diferem entresi pelas dimensões, características, formas construtivas, etc. A classificação mais simples é a seguinte: torno simples e torno de roscar. 1.2.1 - Torno Simples Neste torno pode-se tornear, facear, broquear e sangrar, porém não se pode abrir rosca (fig. 1.3)

Fig. 1.3 1.2.2 - Tornos de roscar Classificam-se em quatro (4) grupos: simples de roscar; aperfeiçoado de roscar; revólveres e especiais.a) Tornos simples de roscar São os de manejo mais simples, e é necessário calcular as engrenagens, para cada passo de rosca que se deseja abrir.

Fig. 1.4

4

b) Tornos aperfeiçoados de roscar Estes tornos possuem um cabeçote fixo com caixa de mudança de marchas por meio de engrenagens denominadas monopolias. A caixa de engrenagens tipo “NORTON” é usada para abrir roscas dando de...
tracking img