Tomografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A descoberta dos raios-X é caracterizada por muitos aspectos surpreendentes, e isso faz com que o fato esteja entre os mais importantes eventos da históriahumana. Em primeiro lugar, a descoberta foi acidental. Em segundo lugar, provavelmente, pelo menos uma dúzia de contemporâneos de Roentgen tinha observado anteriormente a radiaçãoX, mas nenhum desses outros físicos havia reconhecido a sua importância ou investigado-a. em terceiro lugar, Roentgen deu seqüência a sua descoberta cientifica com tal vigorque, dentro de pouco mais um mês, ele havia descrito a radiação X com quase todas as propriedades que reconhecemos hoje.

Os Raios X são utilizados para tomografiascomputadorizadas (TC).
São produzidas através da passagem de uma voltagem muito alta entre dois terminais de tungstênio dentro de um tubo a vácuo que gira em torno do corpo, fazendoradiografias transversais. Um terminal, catódico, é aquecido até a incandescência de modo a liberar elétrons livres. Imagens radiográficas e TC dependem do fato de que osRaios X são absorvidos a uma extensão variável quando passam através do corpo. A visualização de estruturas normais e patológicas depende desta absorção diferencial.

A TC é ummoderno exame, rápido e simples, que diferentemente do exame convencional de Raios X a tomografia, permite a emissão de Raios X em 360 graus em torno do corpo humano. Destaforma, é possível obter imagens em 02 ou 03 dimensões, auxiliando o diagnostico.

No tórax avaliam-se, através da TC, as doenças dos pulmões, mediastino, o arcabouço costal eos grandes vasos (particularmente a artéria aorta torácica).
A TC é um recurso utilizado em medicina para o diagnostico das patologias de todos os segmentos do corpo humano.
tracking img