Projeto de monografia - commodities e seu papel na economia brasileira.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância econômica do aumento das exportações das commodities para o Brasil.
Introdução
Em 2002, os preços de diversas commodities elevaram-se a partir dos patamares historicamente baixos atingidos em 2001. Contudo, naquele ano, ainda não se vislumbrava a emergência de um período de alta consistente dos preços. Porém, ao longo do segundo semestre de 2003, alguns analistas começaram aapostar na emergência de uma nova fase de elevação mais sustentável dos preços das commodities. A alta desses preços superou a previsão da Organização Mundial do Comércio (OMC), de um crescimento de 5,8% em termos nominais.
Segundo dados retirados do Banco Mundial em 2010, ao longo dos últimos três séculos, houve críticas ao aproveitamento dos recursos naturais ao afirmar que algo inerente à produçãode commodities seria prejudicial às perspectivas de crescimento de uma economia, como foi Adam Smith, em A riqueza das nações aonde a mineração era o setor que “um legislador prudente, desejoso de aumentar o capital de seu país, escolheria em último lugar para receber qualquer estímulo extraordinário”.
Porém, pelo fato do Brasil ser uma potência agrícola e ter se tornado o maior exportadormundial de café, açúcar, suco de laranja, tabaco, soja, milho e do complexo carne (boi, porco e frango). E possuir duas grandes empresas do setor de extração mineral, que são a Petrobras e Vale importantes players nos segmentos de energia e mineração, respectivamente (FISHLOW; BACHA, 2010). A exportação de commodities desempenhou um papel vital em sua economia.
Coloca-se como questão problema destapesquisa: qual é a importância do significativo aumento dos preços nas commodities no mercado internacional a partir de 2002 para a exportação Brasileira deste segmento e quais são seus determinantes?
O objetivo geral é estudar e analisar estudar os motivos pelos quais o Brasil é um grande exportador de commodities agrícolas e minerais. Os objetivos específicos são: a-) analisar as causas econsequências do Brasil ser um grande exportador de commodities para a economia nacional. b-) A principal papel que as commodities brasileiras, em específico, minerais e agrícolas, causam para a economia mundial. A partir do momento que são exportadas do Brasil para outros países do exterior. c-) A importância da taxa de cambio para a exportação de commodities, e quais são os efeitos de sua valorizaçãopara o mercado mundial. d-) A ação comercial exportadora do governo, como formulador de políticas cambiais sobre as commodities.
As hipóteses levantadas nesta pesquisa são: a-) Após a desvalorização cambial ocorrida em 1999 e diante das frustrações renitentes com o fraco desempenho econômico brasileiro, as empresas passaram a adotar uma estratégia exportadora mais ativa. Portanto em um contextode elevada liquidez internacional e de expansão da demanda mundial, sobretudo de commodities agrícolas, minerais, impulsionou a taxa de crescimento das exportações (industriais e de produtos básicos) e do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. b-) O ritmo da economia global tem influência fundamental sobre os preços das commodities. Os períodos de expansão são, em geral, acompanhados por altados preços relativos desses bens; enquanto os de retração, por declínio desses preços. Isso porque as matérias-primas agrícolas e os metais são insumos da produção industrial, de oferta relativamente rígida no curto prazo. c-) Com a valorização cambial, os preços elevados das commodities mantêm os saldos da balança comercial positivos, mesmo que decrescentes, dificultando um ajuste na taxa decâmbio. O Brasil tem sido um dos principais beneficiários com os preços das commodities no mercado internacional nos começo do século XXI. Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) as exportações brasileiras de commodities totalizam 23, saltando de US$ 72 bilhões em 2003 para US$ 201,9 bilhões em 2010, sendo que no último ano, 69,4% do total exportado era...
tracking img