Tomografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Pneumo Atual de Tomografia computadorizada do tórax – aula 07 1
Metástases pulmonares
Gustavo de Souza Portes Meirelles1 1 – Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
1– Introdução
O pulmão é um sítio muito comum de metástases. Pacientes com neoplasias extratorácicas cursam com metástases pulmonares na necropsia em 20-54% dos casos. Os locais mais comuns de origemde metástases para os pulmões são mama, cólon, útero, rim e cabeça e pescoço. Alguns tumores, apesar de raros, comumente dão metástases para o pulmão: coriocarcinoma, osteossarcoma, testículo,melanoma, sarcoma de Ewing e tiróide.
O diagnóstico precoce de metástases pulmonares pode ser crítico para o tratamento adequado da neoplasia de base e a tomografia computadorizada (TC) é o métodoconsiderado padrão áureo para a detecção das mesmas. Recentemente, sua utilização juntamente à tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT) tem auxiliado na detecção de algumas metástases pulmonares.
2 –Padrões tomográficos das metástases pulmonares
Os achados radiológicos típicos de metástases pulmonares dependem da via de disseminação do tumor primário. Se hematogênica, o padrão clássico demetástases nos pulmões é o de múltiplos nódulos ou massas arredondados, geralmente periféricos, com dimensões variadas, predominando nos lobos inferiores (figuras 1 e 2). Se a via de disseminação é linfática, opadrão é de linfangite carcinomatosa, e os principais achados na TC são espessamentos septais irregulares, esboçando arcadas poligonais, associados a nódulos e opacidades em vidro fosco (figuras 3 e4).



Curso Pneumo Atual de Tomografia computadorizada do tórax – aula 07 2
Figura 1. Câncer coloretal com metástases pulmonares. Múltiplos nódulos esparsos com dimensões variadas, de predomínioperiférico.
Figura 2. Metástases pulmonares de melanoma. Reparar nos múltiplos nódulos pulmonares bilaterais e algumas massas esparsas.



Curso Pneumo Atual de Tomografia computadorizada do...
tracking img