Cap1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise de 2008
A crise econômica começou a partir de 2008, em decorrencia de um profundo desequilíbrio na oferta de créditos imobiliários nos EUA, atingiu, nos anos seguintes, principalmente em 2009e 2010, economias tradicionais da União Europeia e da Ásia , como Alemanha e Japão que perderam o posto de maiores economias do mundo para a China. 
Em território econômiconorte-americano, a crise iniciou com a falência do banco de investimentos Lehman Brothers, uma tradicional instituição fundada em 1850, atingindo sucessivamente outras instituições no setor de crédito imobiliáriose financeiro, o fato foi denominado como a "crise dos subprimes". O termo "subprimes" referia-se às hipotecas de alto risco concedidas à clientes de baixa renda para a compra de um imóvel.
  Desde2001, o mercado imobiliário americano vinha crescendo de forma acelerada. A causa disso foi a queda dos juros do Federal Reserve, que diminuíram para recuperar a economia, chegando até a 1% ao ano. Comisso a demanda por imóveis cresceu, incentivada pelos baixos juros nos financiamentos imobiliários e nas hipotecas. Em 2005, isso se tornou um ótimo negócio. Muitas pessoas compravam até mais de umacasa, com a intenção de revendê-las quando valorizassem.
Isso fez com que a quantidade de empréstimos aumentasse, principalmente para clientes de baixa renda e com histórico de inadimplência – oschamados clientes subprime. Esse tipo de empréstimo é considerado de alto risco, pois as chances de não ser pago são maiores, mas em compensação oferecem uma taxa de retorno maior aos bancos.
Entretanto,após 2006, o preço dos imóveis começou a cair, enquanto os juros do Fed aumentavam. Com isso a oferta de casas começou a superar a procura, resultando na atual crise imobiliária dos EUA. Mas não foisó o mercado imobiliário que foi afetado. Com os juros altos, a taxa de inadimplência aumentou, provocando um prejuízo para os bancos e desaquecendo a economia americana. O valor total das hipotecas...
tracking img