Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário da Bahia – FIB
Disciplina: Sistematização do Cuidar III
Discentes: Adrielle Alves Souza
Elci Lourenço do Bonfim
Gabrielle MatosLiliane dos Santos Oliveira
Milene Amaral de Figueiredo
Docente: Patrícia Mara

ARTROSE
1 Introdução
É um processo (doença) degenerativo de desgaste da cartilagem,que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso.
1.1 Causas
É provável que a artrose se inicie com uma anomalia das células que sintetizam oscomponentes da cartilagem, como o colagéno (uma proteína resistente e fibrosa do tecido conjuntivo) e os proteoglicanos (substâncias que dão elasticidade à cartilagem).
A cartilagem pode crescer demasiado, mastorna-se mais fina e surgem gretas na sua superfície. Formam-se cavidades diminutas que enfraquecem a medula do osso, debaixo da cartilagem. Pode haver um crescimento excessivo do osso nos bordos daarticulação, formando tumefações (osteófitos) que podem ver-se e sentir-se ao tato. Estas tumefações podem interferir no funcionamento normal da articulação e causar dor.
A superfície lisa e regularda cartilagem torna-se àspera e esburacada, impedindo que a articulação se possa mover com facilidade. Produz-se uma alteração da articulação pela deterioção de todos os seus componentes, quer dizer,o osso, a cápsula articular (tecidos que e nvolvem algumas articulaçõe s), a membrana sinovial (tecido que reveste a articulação), os tendões e a cartilagem.
Existem duas classificacões de artrose:Primária (idiopática), quando a causa é desconhecida, e Secundária, quando a causa é outra doença, uma infecção, uma deformidade, uma ferida ou o uso excessivo da articulação.

1.2 ManifestaçõesClínicas
Ruídos;
Inchaços articulares;
Rigidez articular (principalmente matinal);
Deformidades;
Diminuição da capacidade de movimentação da articulação;
1.3 Complicações
Na zona lombar pode...
tracking img