Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história das modernas práticas de gestão tem a sua origem numa teoria apresentada por Frederick Winslow Taylor (1856-1915) no século xx.
Perante as fracas melhorias naprodutividade dos trabalhadores, ele sugeriu que o problema residia mais nas práticas de gestão do que na força de trabalho. Insistia em que os gestores deviam analisar, planear econtrolar "a melhor forma de operar", determinada por estudos científicos.
Gestão científica significava para Taylor, primeiro, utilizar a análise e a experiência, tal como umcientista, para descobrir o melhor método de trabalho numa actividade industrial; segundo, escolher e educar os trabalhadores para utilizarem os métodos óptimos desenvolvidos;terceiro, alcançar a cooperação entre a direcção e os trabalhadores, de modo que sejam utilizados os melhores métodos para se obterem os melhores resultados para todas as partes",empregadores e empregados.
A abordagem taylorista é explicada pela descarga de ferro e carregamento dos produtos finais produzidos pela Bethlehem Steel em 1898. Taylorcalculou que com as ferramentas, movimentos e sequências correctas, cada trabalhador seria capaz de carregar 47,5 toneladas por dia, em vez das habituais 12,5 toneladas. Elaboroutambém um sistema de incentivos que atribuía a cada trabalhador e desta forma conseguiu aumentar a produtividade da fábrica do dia para a noite.
Consultor de várias empresas,Taylor encorajava a aplicação das suas ideias. Mas só depois do Eastern Railroad Rate Case, em que o advogado dos expedidores arguiu com sucesso pela aplicação das técnicas da gestãocientífica, o seu trabalho granjeou o reconhecimento público. A imprensa divulgou o termo que se tornou sinónimo da via para a prosperidade da indústria norte-americana.
tracking img