Horas complementares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista

PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar
Gestão de Tecnologia da Informação

CMMI - DEV
CONSULTORIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CMMI NÍVEL 2
RESUMO

Este material de estudo diz respeito a uma proposta a ser elaborada á empresa Software Developer, indicando a esta, como atender as áreas de processo definidas para alcançar o nível 2 de maturidade do CMMI, a fimde demonstrar os mecanismos de apoio para o alcance de cada requisito, lógico que não descartando a possibilidade desta já atuar na preparação dentro de seu processo para melhoria e alcance de requisitos do nível 3.

SUMMARY

This study material relates to a proposal being drafted to the company Software Developer, indicating this as meeting the defined process areas to achieve level 2 ofCMMI maturity, to show support mechanisms for reaching each requirement, of course not discarding the possibility that the preparation work already in process to improve its scope and requirements of level 2.
1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho pretende demonstrar como podemos auxiliar a organização na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços,pois o CMMI para desenvolvimento é um conjunto de melhores praticas gerado a partir do Framework de CMMI, permitindo a geração de diversos modelos, treinamentos e métodos de avaliação para áreas de interesse específicas. Como o CMMI atualmente está dividido em modelos, o que utilizaremos neste estudo é o CMMI-DEV.

Este trabalho também irá identificar as falhas existentes no processo daempresa, propondo sugestões para melhoria destes, que irão fazer com que a empresa se adeque as necessidades das áreas de processo do nível de maturidade 2, conforme solicitado pelo coordenador.

Nossa empresa (fictícia) de consultoria, a Consulting, atuará no auxílio á empresa Software Developer prestando consultoria para a implantação do processo de CMMI-DEV Nível 2, sendo assim, diantedo cenário proposto, será adequada a proposta de modelos de processos, frameworks e normas que auxiliem na obtenção dos requisitos deste nível e também indicando melhorias para a obtenção do Nível 2.

2 CMMI

Na busca da melhoria da qualidade para os produtos de software, obtendo maior visibilidade das atividades do projeto no desenvolvimento de software, as empresas atuantes nestemercado estão cada vez mais percebendo a importância da melhoria do seu processo de software, obtendo um processo formalizado que servirá de guia para todos os envolvidos no processo e/ou em um projeto, permitindo um resultado mediante a visão comum entre todos os envolvidos.

Para auxiliar uma empresa a alcançar este objetivo existem modelos de processo de software, frameworks e normas deprocesso de software, que possuem um único objetivo, a orientação na definição de um processo, no caso deste estudo, de software e de métodos, modelos e abordagem para garantir a melhoria do processo de software através de sua orientação.

Em nosso estudo, podemos dizer que um processo de software também deve considerar atividades que são abordadas em modelos, como o CMMI que é o objetivoprincipal deste trabalho.

O conceito de maturidade do CMMI é baseado na noção de que alguns processos provêem mais estrutura e controle do que outros, sendo assim, a reestruturação dos processos para atingir cada nível de CMMI pode ser representado da seguinte forma:

3 CMMI-DEV

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Software(SEI) da Universidade Carnegie Mellon, é um modelo que guia a melhoria dos processos organizacionais.

O CMMI-DEV (CMMI for Development), é uma especificação do modelo CMMI para a indústria de software, foi publicado em março de 2002 e baseia-se nas melhores práticas e padrões de qualidade da Engenharia de Software.

O desenvolvimento do CMMI-DEV acabou sendo influenciado por...
tracking img