Atps ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

TEMAS


RESUMO
O artigo analisa a constituição histórica da cultura como objeto nas ciências sociais, em termos de cultura popular, cultura nacional e cultura de massa. Compara os processos de institucionalização da sociologia segundo seus diferentes contextos nacionais ou regionais, abordando os modos como a disciplina torna–se autônoma por meio da especialização de tarefas emconcorrência com outras disciplinas. A retomada da unidade interpretativa e uma revisão conceitual para a abordagem dos "objetos globais" são definidos como os principais desafios para a sociologia na atualidade.
INTRODUÇÃO
Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é,porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas.
As diversas Ciências Sociais denominam-se de sociais por se debruçarem sobre realidades Sociais ou fenômenos da realidade Social. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenômeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir aComplementaridade das Ciências Sociais.
Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.
Há pois que reconhecer a existência de uma interdependência entre as Ciências Sociais que resulta muitas vezes que avanços numa determinada disciplina possam ser utilizados noutras disciplinas dasciências sociais. Esta particularidade, durante muitos anos apontada como uma fragilidade das ciências sociais, é hoje apontada como uma mais-valia na medida em que a partilha de conhecimentos interdisciplinares pode ser um importante contributo para a construção do conhecimento humano.

DESENVOLVIMENTO
Os padrões de comportamento do homem e logo, suas formas de organização social são extremamentemutáveis no tempo e no espaço. Os padrões de comportamento do homem brasileiro não são os mesmos do homem francês; os padrões de comportamento do homem são extremamente flexíveis e aprendidos através da comunicação simbólica, são artificiais, criados pelo próprio homem.
Apesar das suas características comportamentais especificas, o homem não nasce social, porém somente adquire ascaracterísticas comportamentais conhecidas como tipicamente humana através da socialização: transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores, crença, bem como desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica.
Sentido sociológico da palavra cultura não é o mesmo da linguagem do senso comum, na linguagem sociológica é tudo o que resulta da criação humana. "Umtodo complexo que abarca conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade; não decorre da herança biológica do homem mas de capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social". Nenhuma cultura pode ser compreendida pela "lógica" da outra pois cada cultura possuí sua própria "lógica" não existe culturas superioresou inferiores apenas diferentes.
A cultura tem como função evidente satisfazer necessidades humanas, quando faz instrumentos de caça necessidade de alimento, quando faz casaco necessidade de proteger-se do frio. Mas também com as formas estabelecidas como corretas na cultura da sua sociedade para satisfazê-las, pois toda cultura é inevitavelmente normativa, ela estabelece limites a essasatisfação.
Tem alto grau de homogeneidade (padrões compartilhados por todos) crenças, valores básicos, normas fundamentais, motivos, sentimentos e atitudes, formas análogas de perceber e interpretar as situações da existência. Altuamente heterogênia, participação cultural dos indivíduos é fragmentária e diversificada, com subtemas que as compõe; SUBCULTURA significa parte de uma cultura. As pessoas...
tracking img