Tipos de motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO pág.2

OBJETIVOS pág.2
TIPOS DE MOTORESpág.2
motores alternativos pág.2
QUESTIONÁRIO pág.4

CONCLUSÃO pág.5


BIBLIOGRAFIApág.6


INTRODUÇÃO

O local visitado foi o Laboratório de Motores, onde foi explicado o funcionamento de motores endotérmicos.
Foi dada uma noção básica dos chamados motores endotérmicos (ou de combustão interna) os motores cuja combustão se processa no próprio fluído operante. Tanto osmotores endotérmicos, quanto os motores a combustão externa, são máquinas com a finalidade de transformar a energia calorífica em energia mecânica diretamente utilizável.


OBJETIVOS


Esse relatório descreve o funcionamento de motores de Combustão Interna, ao longo deste serão descritos alguns “tópicos” do funcionamento desses motores.
Motores de combustão interna são motores nosquais o próprio combustível queimado realiza trabalho. Há dois tipos de principais motores de combustão interna: o alternativo e o rotativo. Ao primeiro tipo pertencem os motores convencionais a pistão; ao segundo, os motores Wenkel e os de turbina.

TIPOS DE MOTORES

Motores podem ser classificados em dois tipos básicos:
• Motores de Combustão Externa: a combustão nesse tipo de motor“externa”, a energia liberada pela queima do combustível não é a energia responsável pela produção de trabalho, ao contrário essa energia produzida durante a combustão é transferida para outro fluido que realiza trabalho, ex: Caldeira (madeira é o combustível do sistema mas quem realiza trabalho é a água (vapor)).
• Motores de Combustão Interna: a combustão nesse tipo de motor “interna”, a energialiberada pela queima do combustível é responsável pela realização de trabalho, como citado acima se divide em dois motores alternativos (carro popular) e rotativos (alguns tipos de motos (Suzuki) e carros).

MOTORES ALTERNATIVOS

Os motores alternativos consistem essencialmente de um sistema de pistão e cilindro, válvulas de admissão e exaustão, um dispositivo de ignição e uma árvore demanivelas (virabrequim ( peça mais pesada e móvel do veículo)). O motor é dividido em três partes principais: bloco de cilindros, cabeçote e cárter. Possui, no entanto, outros componentes de vital importância e essencialmente necessários ao seu funcionamento, tais como: eixo de comando de válvulas, bielas, anéis de segmento, volante do motor, engrenagem de distribuição, eixo de balancins, tuchos,etc.
Quanto à disposição dos cilindros, os motores podem ser classificados como:
a) Em linha.
b) Em “V”.
c) Em oposição (Fusca).
d) Radiais (motores de avião).
O funcionamento desses tipos de motores divide-se em: 2 ou 4 tempos.
Os motores de 4 tempos possuem o seguinte ciclo:
1- Admissão ou aspiração;
2- Compressão da mistura (ar + combustível);
3- Explosão eexpansão da mistura inflamada;
4- Escapamento ou expulsão dos gases queimados durante a explosão.
Apenas um dos quatro tempos acima é ativo, ou seja produz trabalho, é o terceiro a explosão. O volante do motor é responsável por “dividir” esse trabalho de forma que tem-se a impressão de que os quatro tempos produzem trabalho.
Nos motores de 2 tempos tem-se um funcionamento diferenciado...
tracking img