Tipo de motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLIMIG – Escola Politécnica de Minas Gerais


















Tipos de Motores usados na robótica









Aluno ummm
Aluno dois







Belo Horizonte
2011





Aluno um aluno dois












Tipos de Motores usados na robótica












Trabalho Apresentado à DisciplinaDe Robótica no curso
Técnico em Informática.
Prof. Kilder Silveira
Turma: 526 – Turno: TardeBelo Horizonte
2011




SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Motores DC 5

3. Motores de Corrente Alternada 6

4. Motores Piezoelétricos 8

5. Motores Eletrostáticos 9

6. Motores de vibração 10

7. Motores de Passo ou Servomotor 10

8. Motores Hidráulicos 15

9. Motores Pneumáticos 17































IntroduçãoUm elemento importante do robô é o seu sistema motor. Este fornece a potência necessária, para que o robô possa ter movimento. O desempenho dinâmico do robô é determinado pelo sistema motor adotado, que depende essencialmente, do tipo de aplicação e potência necessária. Os três tipos de sistemas motores geralmente usados na indústria robótica são:

Motores Hidráulicos;
MotoresEléctricos;
Motores Pneumáticos.

Os motores hidráulicos fornecem aos robôs grande velocidade e força. Estes são desenhados para atuar linearmente ou por juntas rotativas. A principal desvantagem deste tipo de motor, é que ocupa muito espaço, mais do que aquele que o robô necessita, existem também problemas de fuga, o que implica ter o chão sujo. São adoptados para grandes empresas de robótica,são usados em ambientes, em que os motores eléctricos causariam danos, exemplo: tintas de spray.
Comparados com os motores hidráulicos, motores eléctricos fornecem menos velocidade e força. Estes são usados em robôs mais pequenos, mas são mais precisos, e ao contrário dos motores hidráulicos não têm fugas. Estes são os mais comuns na indústria robótica.
Os motores pneumáticos talcomo os eléctricos são mais usados em pequenos robôs. Estes têm poucos graus de liberdade, têm tarefas muito simples, e com pequenos ciclos de tempo, como apanhar um objeto e colocá-lo em cima de uma mesa. São mais económicos do que os motores eléctricos e pneumáticos. Uma das suas vantagens é o seu simples modo de construção, usando componentes standard comercializáveis, o que torna possível parauma firma construir o seu próprio robô.






Motores DC



Os motores de corrente contínua consistem numa forma simples e barata de se obter propulsão mecânica para dispositivos eletromecânicos. No entanto, sua variedade de características e o seu princípio de funcionamento exigem recursos especiais para que possam ser utilizados corretamente.

Existem diversostipos de motores DC, tais como os de ímã permanente, sem escovas ou ainda de relutância variável. Os mais comuns (e baratos), que podem ser encontrados em uma enorme faixa de tamanhos e tensões de trabalho, são os que fazem uso de escovas. Neles, conforme mostra a figura abaixo, um conjunto de bobinas gira, apresentando sua corrente comutada por escovas que invertem o sentido da corrente a cadameia volta de modo a manter o movimento.


[pic]

Estes motores possuem um rendimento razoável quando usados em projetos de Robótica e Mecatrônica, sendo por este motivo os preferidos de muitos projetistas. Eles podem ser encontrados numa ampla faixa de tensões nominais, tipicamente entre 1,5 e 48 volts.





Motores de Corrente Alternada



É um motor que funciona...
tracking img