Psicologia social - etapa 3 - silvia lane

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseando-se nos estudos e obras de Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) e em sua abordagem denominada Psicologia crítica sócio-histórica, pode se concluir que os principais aspectos relacionados àTeoria da Psicologia social estão voltados para o fato de que toda Psicologia já é social, pois o ser humano se constitui e é formado no social, sendo produto e produtor de sua história. Com isto, oindivíduo passa a ter uma consciência a cerca do outro e do mundo, que o impulsiona a transformar-se em um agente de mudanças em meio à sociedade a qual está inserido. O homem “cria” sua históriadominando seus instrumentos de trabalho e através do desenvolvimento da linguagem.
Os objetos de estudo da Psicologia Social devem ser a linguagem e o grupo, pois é a partir desses dois processos queo ser humano encontra a sua identidade. A metodologia a ser utilizada deve ser “participativa e qualitativa”, visando “conhecer as pessoas, seus problemas e emoções e potencializá-las à emancipação(Lane, 1984, p.19 citado por CAMPOS e GUEDES, 2006. Portanto, a Psicologia Social proporciona à sociedade mecanismos que ofereçam um conhecimento sobre seus conflitos e emoções, o que propicia umamaior possibilidade de uma vida estável e equilibrada.
Lane critica a Psicologia como ciência positivista, que enfatiza que o indivíduo apenas responde aos estímulos ambientais de modo automático. Paraela a condição social e histórica não deve ser descartada, pois isto influencia diretamente a forma com que cada indivíduo irá reagir nas mais diversas situações.
Lane buscava construir umaPsicologia Social que focalizasse a busca de soluções para as questões sociais de seu tempo, através do conhecimento concreto das condições de vida e da realidade psicossocial da população brasileira,especialmente das classes de baixa renda, uma vez que a história da sociedade é influenciada através do contexto histórico presente.
Outro aspecto importante na Teoria da Psicologia Social é a ética do...
tracking img