Quais as formas de estabelecer o preço de serviços

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHAGUERA DE JUNDIAÍ

TRABALHO DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS:
QUAIS AS FORMAS DE ESTABELECER O PREÇO DE SERVIÇOS?

ANDERSON
LAYS SILVA
GULHERME

JUNDIAÍ - SP
2012

QUAIS AS FORMAS DE ESTABELECER O PREÇO DE SERVIÇOS?

Estabelecer o preço dos serviços a serem vendidos é um fator fundamental da gestão de qualquer empresa, independente de seu porte ou atividade, eé muito difícil estabelece-lo, até mesmo para o próprio gestor da operação por ser algo intangível. Afinal, é através do preço que se pode equilibrar a oferta e a procura dos produtos, cativar clientes e obter lucro. Quando o preço é determinado de forma empírica, a organização está incorrendo em riscos de, como por exemplo, ter prejuízos, falta de competitividade e perda de clientes. De formasimplificada, o preço de venda é estabelecido pela soma dos Gastos Gerais com a Prestação de Serviços, acrescido da Margem de Lucro e dos Impostos e Contribuições sobre a Venda.

Formação de preço, definições conceituais

Preço é a expressão monetária do valor de um produto ou serviço, podendo ser amplamente definido como sendo "o elemento mais flexível do composto de marketing (...). Há doispontos de vista a considerar em relação ao preço. Primeiro, para a empresa, preço é a quantidade de dinheiro que está disposta a aceitar em troca de um produto. Para os consumidores, preço é algo que estão dispostos a pagar em troca de um produto.”¹. Esta definição encaixa-se com a opinião de Sardinha², que define preço como o único instrumento ela qual o gerente pode obter melhor ajustamento entrea oferta que a sua empresa faz ao mercado e a demanda existente. Ou seja, preço é o valor agregado que justifica a troca de bens ou serviços. A formação do preço deve “atingir o equilíbrio correto entre as necessidades dos consumidores, as soluções alternativas e a necessidade da empresa em cobrir seus custos”³. Em decorrência, a definição do preço é condicionada pelos objetivos da empresa comoum todo sendo divididos nas seguintes classes4:

a) Objetivos orientados para a empresa - visa a continuidade da entidade, onde os principais interessados de tal perpetuidade são os empregados;

b) Objetivos socialmente orientados - refletem a ideia de que as empresas são ferramentas na maximização do benefício social. Visa, assim, "manter uma sadia existência econômica, com os benefícios paraa comunidade advindo diretamente desta posição.” 5 Ou seja, a missão da empresa é de intuito beneficente de suprir necessidades. Seu patrimônio é apenas como meio de atingir seu fim puramente social;
c) Objetivos orientados para os acionistas - vários podem ser os objetivos, como maximização do lucro, do valor da empresa ou da riqueza dos acionistas. De qualquer forma, "na medida em que se podeavaliar quantitativamente, o objetivo total de uma empresa é obter um lucro satisfatório sobre os fundos nela investidos e coerente com a manutenção de uma posição financeira sadia." 6.

Formando o preço do serviço

A formação de preço de serviço é uma dificuldade enfrentada pela maioria das empresas. Seguem os passos necessários para a formação do preço:
1. Conhecer a fórmula paradefinição do preço de venda com base no custo. Mais à frente os componentes serão explicados:

Fonte: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2003

2. Compreender a definição de custo e os itens que o compõem:

Veja os componentes do custo em cada mercado:

Indústria: materiais diretos + mão-de-obra direta + custos indiretos de produção.
Os materiais diretos são todosaqueles utilizados diretamente na produção.
A mão-de-obra direta é aquela utilizada exclusivamente na produção.
Os custos indiretos de produção incluem todos os gastos na estrutura da fábrica: gastos com os demais funcionários, aluguel, energia, água, limpeza, segurança, manutenção entre outros.

Prestação de Serviços: mão-de-obra direta + outros custos para prestar o serviço (gastos como...
tracking img