O principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I – Quot sint genera principatuum et quibus modis acquirantur*
Neste primeiro capítulo o autor demonstra as diferenças entre os dois tipos de Estado da época. “E os principados são: ou hereditários, nos quais o sangue de seu senhor tenha reinado por longo tempo, ou novos.” Os principados que não são hereditários, acostumados a serem “livres”, podem ser conquistados por armas próprias oupor armas alheias, “(...) ou por fortuna ou por virtude.”.
* ”Quais os gêneros de principado e por que meios são conquistados”.
Capítulo II – De principatibus hereditariis*
O autor mostra como é mais fácil conquistar um Estado herdado hereditariamente. Um príncipe encontra uma dificuldade maior em manter um novo principado, principalmente quando se trata de uma cultura diferente da dele, eledeve se adaptar aos costumes do povo.
Vocabulário:
Estirpe -
Usurpador –
* “Dos principados hereditários.”
Capítulo III – De principatibus mixtis*
O autor foca na dificuldade de se manter um Estado novo. O povo pode se rebelar com facilidade contra seu governante, por isso o príncipe deve se adaptar a cultura do povo, mas sem deixar vestígios do antigo governo.
O príncipe não deveconfiar naqueles que o ajudarão a chegar no poder, pois seria impossível realizar todas as vontades destes, “(...) sem que seja possível manter a amizade dos que o ajudaram a conquista-lo, haja vista que é impossível satisfazer todas as suas pretensões.”.


* “Dos principados mistos.”
Capítulo IV – Cur Darii regnum, quod Alexander occupaverat, a sucessoribus suis post Alexandri mostem nondefecit*
Segundo o autor o principado pode ser governado pelo príncipe ou pelos seus cargos de confiança. Quando o Estado é liderado somente pelo príncipe ele é difícil de conquistar, porém é mais fácil de manter. Quando o Estado é liderado por mais de uma pessoa ele é fácil de se conquistar, mas difícil de manter.
Vocabulário:
Prerrogativas –
Possessões -

* “Por que o reino de Dario, ocupadopor Alexandre, não se rebelou contra seus sucessores após a morte deste.”
Capítulo V – Quomodo administrandae sunt civitates vel principatus qui ante quam occuparentur suis legibus vivebant*
Segundo o autor, após conquistar um Estado que tem leis próprias só há três modos de mantê-lo, “(...) a primeira, arruiná-los; a segunda, ir habitá-los pessoalmente; a terceira, deixa-los viver sob suasleis, mas auferindo tributos e criando ali dentro um governo oligárquico, que os mantenha fiéis(...)”. Mas o modo mais seguro é a “destruição”, o príncipe deve destruir tudo o que lembra governo do antigo líder, mas sem destruir a cultura do povo.
Vocabulário:
Auferindo -
Prescindir –
* “De que modo podem se administrar cidades ou principados que, antes de conquistados, tinham suas própriasleis.”
Capítulo VI – De principatibus novis qui armis propriis et virtute acquiruntur*
Os príncipes que conquistam principados com suas próprias armas, pelo seu próprio mérito, encontram mais dificuldade na hora da conquista, embora depois seja mais fácil de manter no poder. As dificuldades aparecem na hora de fazer “mudanças” na forma de governo, inovações. Se for realmente necessário que hajamudanças a melhor escolha é que as faça você mesmo, pois aqueles que dependem de alguma ajuda, na maioria das vezes, não tem sucesso.

Vocabulário:
Vislumbre -
Persuasão -

* “Dos principados novos que são conquistados por virtude e armas próprias.”
Capítulo VII – De principatibus novis qui alienis armis et fortuna acquiruntur*
Segundo o autor, os que se tornam príncipes por obra da“sorte”, os que “ganham” ou “compram” um reino, embora encontrem facilidade para chegar ao poder, encontram também dificuldade para manter-se neste. “Aqueles que passam de homens privados a príncipes exclusivamente por obra da fortuna o conseguem com pouco esforço, mas a muito custo se mantêm; não encontram nenhum obstáculo no caminho, já que o sobrevoam: mas todas as dificuldades nascem depois...
tracking img