Assim falou de zaratusta

654 palavras 3 páginas
A Escola e a Família

Como os tempos mudaram!
A mudança é necessária? É. Mas, às vezes, ela não traz progresso. Um exemplo é que, antes, a família era cúmplice da escola; hoje, é promotora de seus erros e falhas...
Quem é o maior prejudicado? O aluno.
Hoje, se não houver maturidade e visão pedagógica por parte da escola, as reuniões com os pais viram arenas, onde a escola fica na defensiva e os pais fazem sua catarse de erros pedagógicos e parentais do passado...
Quem é o maior prejudicado? O aluno.
Escola e Família esquecem que essa vida é uma passagem e que nosso papel só se enriquece se temos como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente aqueles com quem convivemos e amamos.
Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência, trabalhando em equipe, entre si, e em relação à família de seus alunos.
Sempre acredito que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização.
Acredito que a Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora.
Sabemos que os pais exercem extrema influência, mais do que eles próprios imaginam.
Educar demanda uma grande responsabilidade. "A educação começa no berço", dizem.
Na verdade, a educação começa ainda no útero. Sabe-se através de pesquisas recentes que a criança ouve "ruídos" do mundo externo e sabe distinguir a voz do pai e da mãe. Sendo assim, no berço, começa a aprender as relações interpessoais.
Mas, isto diz respeito à educação informal. E quanto à educação formal?
A educação informal é aquela que se aprende no dia - a - dia com as pessoas de nosso círculo familiar ou amigos. É nela também que se aprendem as regras do convívio social, cabendo aos pais ensinar estas regras, já a educação formal ou acadêmica é função da escola e seria uma continuação da educação familiar.
Por vários motivos (falta de

Relacionados

  • Filosofos
    4069 palavras | 17 páginas
  • o corpo em movimento na capoeira
    80953 palavras | 324 páginas