O principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Minha Conclusão

“O Príncipe” é um manual de como ser um governador, na vida pública e privada, embora as instruções sejam contra todas as leis morais que conhecemos atualmente. É desse livro que surgiu a expressão “os fins justificam os meios”. A base do livro é que se deva fazer tudo para obter e manter um governo. Um exemplo de “fazer todo o possível pra se conseguir algo” está no capítuloVIII no qual Maquiavel diz que para se chegar ao poder […] o conquistador deve examinar todas as ofensas que precisa fazer, para perpetuá-las todas de uma vez só e não ter que renová-las todos os dias [...].

Atualmente, alguém chamado de “maquiavélico” significa uma pessoa que age imoralmente, que age perfidiosamente para atingir seu objetivo.

“O Príncipe” é atual. Negociamos, regateamose barganhamos no mesmo conceito de Maquiavel. Em casa pra conseguir ficar no computador. No colégio pra conseguir um bolsa, e com os amigos, damos a impressão de que fazemos o jogo deles.




[editar] I - Quantos são os gênreos dos principados e de que modos são obtidos

Os principados podem ser hereditários, novos, sendo que os novos podem ser inteiramente novos, ou membros anexados aum Estado hereditário.

[editar] II - Dos principados hereditários

Nos principados hereditários há menos dificuldade em conserva-los do que nos novos. É necessário somente manter a tradição dos antepassados. Maquiavel usa como exemplo o duque de Ferrara e os ataques venezianos sobre ele.

[editar] III - Dos principados mistos

Já num principado inteiramente novo, ou misto, há umagrande dificuldade de mantê-lo, porém é facilmente conquistado, pois os homens gostam de mudar de senhor, pensando que o estado da vida vai melhorar, o que os faz levantar as armas contra o senhor atual. Isso causa a facilidade de conquista. No entanto, percebem depois que o novo senhor também é um tirano, e percebem o erro cometido, levantando as armas contra o novo senhor, o que causa adificuldade de mantê-lo. Como exemplo, o autor cita o caso de Luís XII e França, no qual Luís conquistou facilmente e perdeu facilmente o reino. Uma das soluções propostas é extinguir a família do antigo príncipe, que desmoralizaria a população. Ou então não mudar as leis e regras para que não haja uma insatisfação maior do que antes.

[editar] IV - Por que razão o reino de Dario...

O autor descreveque o império alexandrino era composto por dois tipos de principados. Um no qual ele é governado por um príncipe e todos os outros são servidores que o ajudam a governar como ministros, ou por um príncipe e por barões que detêm essa posição pela hereditariedade. O autor descreve que as dificuldades de conquistar um principado do 1º tipo são que se os servos ou servidores são muito dedicados aopríncipe e portanto não serão corrompidos facilmente, e mesmo que fossem, pouco poderia se esperar da parte deles. Já no segundo tipo de principado/reinado, é fácil infiltrar-se, pois pelo menos um dos barões estará descontente com as condições que tem, e portanto aliar-se-á ao rei invasor.

[editar] V - De que modo se devem governar...

Num estado que já vivia sob leis anteriores há trêsmodos de governá-los. Remexendo na sociedade; ir residir nesse estado, ou deixar que vivam sob as leis anteriores, aplicando somente um tributo ao estado anexador, e criando um governo de poucos, no qual mais de uma pessoa governa partes do estado e são “amigas” do príncipe. Como exemplo, Maquiavel cita Atenas e Tabas.

[editar] VI - Dos principados novos que se...

O autor, aqui, diz que afacilidade de conquistar e manter um estado dependem da virtù do conquistador. Virtù pode ser descrito como valor, ou “valorosidade”. No entanto, para um estado conquistado somente com a virtù, é necessário que haja a ocasião para que a virtù haja efeito. Então, o autor cita exemplos notáveis como Moises, Rômulo, Teseu e Ciro.

[editar] VII - Dos principados novos que se...

Os principados...
tracking img