Tipos de contrato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito

Data: 16/12/2010

Aluno:_Gilberto Mendes Pereira Filho____________turma:___MonteCarlo13_______________

Tipos de contrato

Contrato é uma palavra de origem latina que significa“trato com”. Ou seja, é a combinação de interesses de duas ou mais partes sobre uma determinada coisa, prestação de serviço, compra ou venda de um produto, por exemplo. Segue informações sobre ostipos de contrato:

1. CONTRATOS BILATERAIS (OU SINALAGMÁTICOS) E UNILATERAIS: nos bilaterais nascem obrigações recíprocas; os contratantes são simultaneamente credores e devedores do outro, poisproduz direitos e obrigações, para ambos, sendo, portanto, sinalagmáticos. Na compra e venda, por exemplo, o vendedor está obrigado a entregar o bem, assim que recebe o preço ajustado. Ressalte-se quenesta espécie de contrato à vista, não pode um dos contratantes, antes de cumprir a sua obrigação, exigir o cumprimento da do outro (excepeito non adimpleti contractus). Nos unilaterais, só uma daspartes se obriga em face da outra. Nestes, um dos contratantes é exclusivamente credor, enquanto o outro é devedor. É o que ocorre na doação pura, no depósito e no comodado.
2. ONEROSOS E GRATUITOS:Os autores diversificam suas opiniões no tocante à discriminação:  quais são os contratos a título gratuíto e quais os contratos a título oneroso? Objetivando a identificação, norteia-se pelautilidade proporcionada pelos contratos, enquanto outros fundam no ônus a respectiva diferenciação. São aspectos da doutrina, que não trarei aqui à colação.  Os onerosos são aqueles que por serem bilateraistrazem vantagens para ambos os contraentes, pois estes sofrem um sacrifício patrimonial correspondente a um proveito almejado, como por exemplo, na locação em que o locatário  paga o aluguel para usare gozar do bem e o locador entrega o que lhe pertence para receber o pagamento. Os gratuitos, ou benéficos,  são aqueles em que só uma das partes obtém um proveito, podendo este, por vezes, ser...
tracking img