Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE Páginas

Resumo
Abstract
Antecedentes históricos
Introdução
CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1. Conceitos e termos
1.2. Gestão comercial vs Marketing
1.3.1. Papel do Gestor Comercial
1.3.2. Meio envolvente da gestão comercial
1.3.3. Estratégia comercial
1.3. As funções de marketing empresarial
1.4. Tipos deMarketing
CAPÍTULO II – FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA (caso x)
2.1. Caracterização da empresa
2.2. Gestão comercial na empresa em estudo
2.3. As funções de marketing na empresa
2.4. Tipos de marketing utilizados na empresa em estudo
Conclusão
Recomendações
Referências bibliográficas
Anexos
Glossário

Resumo
De todos os campos da administração, o de marketing parece ser omais vital para toda empresa que tenha o lucro como objectivo.
O nosso estudo dessa função(marketing) logicamente começa com a definição do termo “marketing”. Do ponto de vista tradicional marketing é o desempenho das actividades empresariais que dirigem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor final. Hodiernamente o marketing mostra-se como sendo a fixação de um padrão devida a sociedade. A ideia é de que construir um bom produto não resultará em sucesso empresarial. O produto deve ser vendido ao consumidor. De outro lado deve-se determinar as necessidades e desejos do consumidor e produzir bens que satisfaçam essas necessidades.
Por getão comercial entende-se a análise, planeamento, e implementação e controlo de programas que visem obter e conservar mudançasdesejadas em mercados previamente definidos afim de se virem a atingir os objectivos da empresa.
A função do gestor comercial consiste em regular o nível, calendário e tipo de procura a fim de contribuirem para que a empresa venha a atingir os seus objectivos.
O meio envolvente da gestão comercial compreende os fornecedores da empresa, os seus concorrentes, e os intermediários que se siutam entreela e o mercado consumidor.
O marketing apresenta-se com três funções preponderantes a saber:
* Localizar e medir a demanda de um ou mais grupos de consumidores para algum tipo de produto ou serviço em determinado espaço de tempo;
* Traduzir essa demanda em produtos ou linha de produtos;
* Desenvolver e implementar um plano que torne o produto disponível.

Antecedentes históricosOutrora, mas não há muito tempo havia a fabricação (eles criaram objecto) e aí surgiu o marketing (e eles venderam o objecto). As duas funções eram separadas. O marketing exercia pouca influência sobre a manufactura e a manufactura tinha pouco interesse no marketing. Os profissionais de marketing, portanto, tinham de considerar o produto como um dado. A sua tarefa era criar uma demanda para oobjecto, embalá-lo e estabelecer o seu preço, e montar uma rede fixa para levar o produto aos seus clientes potenciais. Naturalmente, a manufactura desejava que o marketing vendesse o produto, mas os executivos da produção não queriam ver os profissionais de marketing perambulando pelo chão-de-fábrica dizendo à eles que tipo de objectos produzir e ligando os seus paletós na máquina de fabricarobjectos. O marketing e a produção convergiam em algum ponto em torno da linha do lucro nos demonstrativos de resultado, mas neste ponto, não raro era tarde demais. Uma nova perspectiva superou completamente essa velha separação das duas funções. Chamada de conceito de marketing, esta visão foi institucionalizada por volta de 1948, quando a American Marketing Association apresentou a sua definiçãooficial de marketing: «o desempenho de actividades de negócios direccionadas e incidentes ao fluxo de mercadorias e serviços para o cliente e usuários». Esta definição proclamou uma mudança de foco da orientação ao cliente e ao mercado.

O marketing sempre existiu (a partir da altura em que os homens sentiram necessidade de vender o que produziam), embora com as mais variadas abordagens. Até...
tracking img