Ergonomia do objeto (sinopse)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinopse - Ergonomia do Objeto - sistema técnico de leitura ergonômica - João Gomes Filho
Ergonomia do objeto é o segundo livro do Prof. Dr. João Gomes Filho, referência na área de Design e autor doprestigiado Gestalt do objeto, já em sua 8a edição, ambos publicados pela Escrituras Editora.

Explorando um conceito relativamente recente, mas de grande potencial teórico, o autor reúne noções deleitura ergonômica de objetos e projeto nas áreas do Design de Produto, Gráfico, Moda, Ambiente, Arquitetura e respectivas interfaces recíprocas.

De modo prático e didático, Ergonomia do objetodefine e exemplifica este sistema técnico de leitura, que tem como objetivo adequar os objetos aos seres vivos, no que se refere à segurança, ao conforto e à eficácia no uso. São apresentados estudossobre numerosos e diversificados produtos, fundamentados num sistema técnico de leitura inserido no que o autor convencionou denominar de “cultura ergonômica”.

Como em seu trabalho anterior, o autordemonstra uma grande maturidade profissional, abordando o tema Design com autonomia e competência e propondo um sistema de leitura em que sobressaem a clareza e a simplicidade, podendo ser aplicado emqualquer área do conhecimento que envolva a confiança de objetos.

A amplitude das possibilidades de aplicação do sistema proposto está em sintonia com algumas das características mais marcantes domundo contemporâneo, em que a tônica se situa nas relações interdisciplinares. Como em Gestalt do objeto, o esforço de criação é lastreado em uma prática pessoal rica, os exemplos novos e dirigidosgarantem ampla demonstração de aplicabilidade do sistema de leitura.

Áreas como as do design, das artes visuais, das imagens, em grande parte relacionadas a novas tecnologias, principalmente adigital, sempre estiveram muito associadas a uma leitura emocional que gerava apenas discursos individuais. O grande mérito do autor é o de alçar-se acima de tais leituras idiossincráticas, abrindo...
tracking img