Tipos de cargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As atividades de comércio e a necessidade de interação com outras localidades revelam a importância do transporte de mercadorias e pessoas no desenvolvimento de uma região. A zona produtora precisa distribuir seus produtos para a zona de consumo. A utilização racional dos meios de transportes oferecida a preços razoáveis influi significativamente na competitividade dos produtoscomercializados.
O comércio demanda eficiência na produção e na negociação das mercadorias. A colocação de produtos no mercado externo exige o aproveitamento adequado dos meios de transporte disponíveis. O transporte é fator fundamental na definição do custo final da mercadoria e no atendimento das condições pactuadas com o importador de prazo e condições de entrega.

NATUREZA DE CARGATRANSPORTADA

Na identificação das características da carga devemos observar aspectos como: permissibilidade, fragilidade, periculosidade, dimensões e pesos considerados especiais.

A carga pode ser classificada basicamente em:
- Carga Geral: carga embarcada, com marca de identificação e contagem de unidades, podendo ser soltas ou unitizadas; Soltas (não unitizadas): itens avulsos, embarcadosseparadamente em embrulhos, fardos, pacotes, sacas, caixas, tambores etc. Este tipo de carga gera pouca economia de escala para o veículo transportador, pois há significativa perda de tempo na manipulação, carregamento e descarregamento provocado pela grande quantidade de volumes; Unitizadas: agrupamento de vários itens em unidades de transporte;

- Carga a Granel (sólida ou líquida): carga líquida ouseca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades. (exemplos: petróleo, minérios, trigo, farelos e grãos, etc.);

- Carga Frigorificada: necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte (exemplos: frutas frescas, pescados, carnes, etc.);

- Carga Perigosa: aquela que, porcausa de sua natureza, pode provocar acidentes, danificar outras cargas ou os meios de transporte ou, ainda, gerar riscos para as pessoas. É dividida pelo IMCO (Organização Marítima Consultiva Internacional) segundo as seguintes classes: I – Explosivos, II - gases, III - líquidos inflamáveis, IV - sólidos - inflamáveis, V - substâncias oxidantes, VI - substâncias infecciosas, VII -substâncias radioativas, VIII - corrosivos, e IX - variedades de substâncias perigosas;

- Neo-granel: carregamento formado por conglomerados homogêneos de mercadorias, de carga geral, sem acondicionamento específico, cujo volume ou quantidade possibilita o transporte em lotes, em um único embarque (exemplo: veículos).

PREPARAÇÃO DA CARGA A SER TRANSPORTADA

Embalagem
Na preparação para otransporte, os produtos devem ser acondicionados em embalagens. Estas devem atender às condições de uso, atuar na promoção e proteção dos produtos envolvidos além de servir como instrumentos para o aumento da eficiência na distribuição.

A logística de distribuição de mercadorias envolve uma correta relação da embalagem com o modal a ser utilizado. O grau de exposição a danos físicos, o meio onde seráarmazenado e a freqüência de manuseio devem ser considerados. Características de resistência, tamanho e configuração dos envoltórios determinam os equipamentos necessários para a movimentação, empilhamento máximo e estabilidade das mercadorias no armazenamento.
O aprimoramento no embarque de cargas teve um grande impulso com a utilização em larga escala do conceito de carga unitizada.Unitização - o agrupamento de um ou mais itens de carga geral que serão transportados como uma unidade única e indivisível. Não constitui embalagem e tem a finalidade de facilitar o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte da mercadoria.

As principais vantagens da unitização são:
· Diminuição das avarias e roubos de mercadorias;
· Incentivo da aplicação do sistema door-to-door (porta a...
tracking img