Tipos de transportes de carga e seus veiculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os principais meios de transporte de carga que são utilizados para levar as mercadorias de um lugar para outro, são os trens, os caminhões, os navios os aviões e os dutos.

Tipos de veículos para o transporte de cargas Rodoviário:
Em resumo os veículos (unidades de carga) podem ser caminhões, carretas, chassis de transporte de containers, bi-trens, treminhões, cegonheiros e os veículos depequeno porte como: Motocicletas, pick-up, fiorino, vans e furgão.

Caminhões: São veículos fixos, monoblocos, são constituídos em uma única parte que traz a cabine junto com o motor e a unidade de carga (carroceria). Pode variar o tamanho e a capacidade de tração, chegando a transportar até 23 toneladas.
Carretas: São veículos articulados, onde possuem unidades de tração e de carga separadas. Aparte encarregada da tração denomina-se cavalo mecânico e a de carga semi-reboque. Os semi-reboques podem ser fechados (baús ou siders), abertos (carga seca), cegonheiros (cargas de veículos), taques (cargas liquidas) e plataformas (carregar maquinários).
Os semi-reboques são acoplados ao cavalo mecânico por um eixo que se denomina quinta roda.
Os conjuntos (cavalos e semi-reboques) de 05 eixospodem carregar até 30 toneladas de mercadorias e este é o modelo mais utilizado. A capacidade de tração aumenta na medida que se aumenta o número de eixos no conjunto.
Chassis: São as carretas de plataforma, antes citadas, apropriadas ao carregamento de containers de 20 ou 40 pés.
Este tipo de veiculo pode possuir acoplado um guincho hidráulico que possibilita movimentar os containers por meiospróprios.
Bi-trens: Também são veículos articulados só que especiais, sendo composto de dois semi-reboques. Podem carregar até 40 toneladas de mercadorias.
Treminhões: veículos semelhantes às carretas, formados por cavalos mecânicos, semi-reboques e reboques, portanto compostos de três partes, podendo carregar dois containe-res de 20’. Não podem transitar em qualquer estrada, face ao seu pesobruto total (cerca de 70 toneladas).
Cegonheiras: específicos para transporte de automóveis;

Tipos de veículos para o transporte de cargas Ferroviário:

Características: o transporte ferroviário é adequado para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e grandes quantidades tais como produtos agrícolas, derivados de petróleo, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes,entre outros. Este modal não é tão ágil como o rodoviário no acesso as cargas uma vez que estas têm que ser levadas aos terminais ferroviários para embarque.
Classificação dos vagões: graneleiros, vagões fechados, vagões gaiola, vagões gôndolas, vagões Hopper, vagões plataforma, vagões tanque,

Tipos de veículos para o transporte de cargas Marítimo:
Características: Um dos modais maisimportantes para a indústria e a logística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta - com portos ainda inadequados,burocracia e altas tarifas, para citar apenas algumas - o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano. Fica fácil imaginar o quanto este número pode melhorar se houver uma preocupação e um trabalho efetivos para alterar este quadro.

Navios de transporte:

- Navios de carga geral; são navios convencionais, destinados ao transporte de carga geral seca, normalmente embalada etransportada em volumes individuais (breakbulk) ou paletizada (unitizada).

- Navios frigoríficos; ( reefer vessel) – O navio frigorífico é semelhante ao de carga seca, porém os seus porões são equipados com maquinários para refrigeração.
Reefer Vessel é um tipo de navio apropriado para cargas congeladas ou cargas que exigem um controle de temperatura.

- Navios graneleiros; ( bulk carrirer) – são...
tracking img