Tial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diferentes formas de Organização

I. Conceitos sobre organização.
O dicionário Silveira Bueno define a Organização como um “S.F. Ato ou efeito de organizar; Constituição física; Estabelecimento ou firma comercial, industrial, bancária...”
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo.

II. Tipos de organizaçãoOrganização Linear;
A organização do tipo linear tem sua origem na organização dos antigos exércitos, o princípio da autoridade linear, princípio escalar que estabelece a hierarquia da autoridade.
O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou deestágios iniciais das organizações.
Características
• Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, típica das organizações militares.
• Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma.
• Centralização das decisões: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e ocontrole da organização.
• Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

Organização funcional;
A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa.
Características
• Autoridade funcional oudividida: é uma autoridade do conhecimento. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados.
• Linhas diretas de comunicação: as comunicações são efetuadas diretamente. A organização funcional busca a maior rapidez possível nas comunicações.
• Descentralização das decisões: não é hierarquia, mas a especialidadequem promove as decisões. Caracteriza-se pela descentralização das decisões.
• Ênfase na especialização: baseia-se no primado da especialização de todos os órgãos ou cargos. As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.

Organização linha-staff;
O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-seincrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo de organizacional mais completo e complexo.
Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha ( órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria) mantendo relações entresi. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
Características
• Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomínio da primeira. Cada órgão se reporta a um e apenas um órgão superior: típica da organização linear. Porém, cada órgão recebe também assessoria eserviços especializados de diversos órgãos de staff.
• Coexistência entre as linhas de comunicação com as linhas diretas de comunicação. Na organização linha-staff existem linhas formais de comunicação entre superiores e subordinados e que representam a hierarquia. Existem também linhas diretas de comunicação que ligam os órgãos e o staff e que representam a oferta de assessoria.
•Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores).
• A autoridade e responsabilidade dos membros do staff são de natureza aconselhadora. No entanto, são os chefes de linha que retêm a completa autoridade e responsabilidade pela execução dos planos.
• Hierarquia versus especialização. A organização linha-staff mantém o princípio da hierarquia (cadeia...
tracking img