Tial - mrp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MRP’s
1.1. Histórico do sistema

Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) e Planejamento de Recursos de Fabricação (MRP II) são predecessores do Planejamento de Recursos Empresariais (ERP), um sistema de integração de informações de negócios. O desenvolvimento destes métodos e ferramentas de coordenação e integração de fabricação tornou possíveis os sistemas ERP existentes hoje.Ambos, MRP e MRP II são ainda amplamente utilizados, independentemente e como módulos de sistemas ERP mais completos, mas a visão original de sistemas de informações integradas como nós conhecemos hoje começou com o desenvolvimento do MRP e MRP II nas empresas industriais.
A visão do MRP e MRP II foi centralizar e integrar informações de negócio de uma maneira que facilitasse as decisões dos gerentesde linha de produção e melhorasse a eficiência da linha de produção como um todo. Nos anos 80 as empresas industriais desenvolveram sistemas para calcular as necessidades de recursos de um lote de produção baseado nas previsões de vendas. Para poder calcular as quantidades de materiais necessárias para fabricar produtos e programar a compra destes materiais de acordo com os tempos de máquina etrabalho necessários, os gerentes de produção perceberam que eles necessitariam utilizar computadores e tecnologia de software para manusear a informação. Originalmente os fabricantes industriais construíram aplicações específicas que eram executadas em mainframes.
Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) foi uma iteração inicial da visão de sistemas de informações integradas. Os sistemasMRP auxiliaram os gerentes a determinar a quantidade e momento das compras de materiais. Sistemas de informação que poderiam auxiliar os gerentes com outras partes do processo de fabricação, MRP II, vieram em seguida. Enquanto MRP tratavam principalmente com materiais, MRP II contemplava a integração de todos os aspectos do processo de fabricação, incluindo a relação entre materiais, finanças erecursos humanos.
Como os sistemas de ERP de hoje, MRP II foi projetado para integrar um conjunto de informações por meio de um banco de dados centralizado. Entretanto, o hardware, o software e a tecnologia de bancos de dados relacionais dos anos 1980 não eram avançados o suficiente para permitir a velocidade e capacidade de execução destes sistemas em tempo real e o custo destes sistemas eraproibitivo para muitos negócios. No entanto, a visão tinha sido estabelecida e mudanças nos processos básicos de negócio em paralelo com rápidos avanços tecnológicos permitiram sistemas de integração empresarial mais acessível utilizados hoje por grandes, médias e pequenas empresas.

1.2. Componentes principais do sistema

O MRP consiste numa variedade de módulos e funções que incluem:
•Planejamento de produção;
• Planejamento das necessidades;
• Calendário geral de produção;
• Planejamento das necessidades dos materiais (MRP I);
• Shop floor control (SFC);
• Compras.

1.3. Principais utilidades e como funciona

1.3.1. Freqüência de processamento

MRP é um sistema dinâmico, as condições variam ao longo do tempo e nova informação está constantemente a entrar no sistema.Assim os registros têm de ser atualizados e os planos ajustados. Duas questões podem ser postas neste momento: com que frequência devem os registros ser atualizados? Devem ser todos os registros atualizados ao mesmo tempo? O processamento de todos os registros numa execução do computador é chamado regeneração. Isto significa que sempre que os registros forem processados, todas as referências sãocompletamente reestruturadas. Uma alternativa é o chamado processamento de mudança liquida, onde apenas os registros afetados por essa nova informação são reestruturados. O procedimento mais comum é o uso do processamento de regeneração semanalmente. Algumas empresas, contudo, levam a cabo esse processamento de duas em duas semanas ou mesmo mensalmente, enquanto outras o fazem duas vezes por semana e...
tracking img