Ler para para estudar e produzir textos informativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Grilos, Gafanhotos, Esperanças & Cia
Seqüência Didática

JUSTIFICATIVA

1A necessidade de aprender a estudar, para as crianças, não é apenas uma condição para a continuidade da vida escolar. É essencial também para o futuro exercício profissional, pois a capacidade de se atualizar continuamente se mostra vital no mundo atual, tendo em vista a rapidez com que surgem novas informações.
Ecabe à escola ensinar as práticas associadas ao estudo, particularmente à leitura e à produção de textos de divulgação científica. Tais práticas passam a ganhar cada vez mais espaço à medida que se avança na escolaridade, em textos associados às áreas de História, Geografia e Ciências Naturais.
Quando associada às atividades de estudo, a leitura inclui uma série de ações indispensáveis aopropósito de ampliar os conhecimentos do leitor sobre o tema abordado. No caso da escrita, a produção de textos de divulgação científica impõe algumas características que são importantes para cumprir o objetivo de compartilhar informações aprendidas.
Para aprender os comportamentos de leitor e escritor associados às atividades de estudo, é preciso inserir os alunos em situações em que eles utilizemesses textos e possam compartilhar com outras pessoas o que aprenderam a partir da leitura.
Nas atividades, além de os alunos precisarem colocar em jogo estratégias para compreender o que lêem, também poderão apreciar os textos, compartilhar informações, discutir pontos de vista, aprender mais sobre um determinado assunto, etc.
Nessa seqüência os alunos terão a oportunidade de desenvolver seuscomportamentos de leitores principiantes, de participar de diversas situações de leitura: no início, contando com o apoio do professor, mas assumindo depois, gradualmente, maior controle sobre a leitura e o registro das informações. Vão partir de uma situação real de estudo e pesquisa para pôr em prática, com sua orientação, vários dos comportamentos inerentes ao trabalho de estudante: ler, selecionarinformações relevantes, organizá-las num discurso próprio, compartilhá-las com outras pessoas etc. Tudo isso com o estímulo simultâneo para que avancem em seus conhecimentos sobre a escrita e suas convenções.
A expectativa é também que eles avancem como escritores. Ao reapresentarem o que aprenderam, em suas produções escritas, você lhes oferecerá diferentes momentos de revisão, com o intuito deaprimorar a linguagem e propor a reflexão sobre a escrita correta das palavras.
A participação na seqüência é útil mesmo para os alunos que não sabem escrever, pois lhes proporciona a oportunidade de se aproximar de importantes características dos textos de divulgação científica e de alguns dos comportamentos de leitores e escritores quando inseridos em situações de estudo, tendo o professorcomo escriba.

1Adaptado do Material do Professor – Projeto Toda Força ao 1º Ano – Cidade de São Paulo
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
CONTEXTO: Ler Para Estudar e Para Produzir Textos de Autoria.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
AUTOR: Dermival Almeida Santos – Coordenador pedagógico de Boa Vista do Tupim.
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: Thais Pinheiro CostaMascarenhas
COLABORAÇÃO: Patrícia Freitas e Eliete Ramos (professoras da Escola Avany Anaral Andrade), Roberta Oliveira (Escola Santo Antonio Beija-Flor) e Osmarildo Dias (Escola João Ribeiro de Freitas) – Povoado de Amparo / Zuca – Boa Vista do Tupim - BA.
OBJETIVO GERAL
* Desenvolver comportamentos leitor na medida em que se aprofunda no estudo de determinado tema para partir desses estudos eproduzirem textos de divulgação científica, considerando a linguagem adequada ao gênero estudado, o contexto e o destinatário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Conhecer algumas das características desses textos;
* Fazer usos de comportamentos leitores como tomar notas, resumir, rascunhar, sublinhar, mesmo que com o apoio do professor.
* Ler textos de divulgação científica com maior autonomia;...
tracking img