Diversidade na aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto
Ler para estudar: aves em extinção no Brasil
Neste projeto didático, você vai ver como trabalhar com produção de texto e procedimentos de pesquisa com alunos do 1º ao 5º ano em sala multisseriada.
Objetivos
- Selecionar materiais de pesquisa a partir da leitura do índice, títulos e subtítulos, imagens e outros recursos gráficos; 
- Levantar as ideias principais do texto paraorganizá-las em sequência lógica; 
- Escrever anotações de pesquisa, com base na leitura de diferentes textos sobre um mesmo tema; 
- Produzir textos informativos.

Conteúdos
- Produção de texto
- Procedimentos de pesquisa (selecionar informações, tomar notas e entrevistar)

Anos
1º a 5º (classe multisseriada).

Material necessário
Livros, jornais, revistas, folhetos sites e outros portadoresque contenham textos informativos (artigos de divulgação científica, verbetes e outros gêneros) que abordem os temas de pesquisa escolhido: as causas da extinção e aves brasileiras ameaçadas.

Produto final
Folheto informativo sobre animais em extinção. 

Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente a ideia do projeto: pesquisar causas e conseqüências da extinção dos animais brasileiros e, em especialde uma ave a ser escolhida pelo grupo. Explique que a pesquisa vai dar origem a um folheto informativo sobre o tema. 
Em seguida, proponha a socialização e faça um registro coletivo em um cartaz intitulado: O que sabemos sobre as causas e conseqüências da extinção dos animais brasileiros? Quais aves brasileiras estão em extinção? Deixe-o exposto em um local visível onde possa ser consultado,sempre que necessário.
2ª etapa
Selecione, com antecedência, diferentes materiais de pesquisa (livros, jornais, revistas, sites etc.) que apresentem textos, imagens e gráficos que ofereçam informações sobre as causas da extinção dos animais no Brasil.   
seleção de temas de pesquisa: consulta ao índice para localização de temas e subtemas, leitura seletiva das informações relacionadas ao assunto,identificação de imagens pertinentes etc. Já para aqueles que possuem uma maior autonomia leitora, desafie-os a ler o texto em voz alta para os colegas do grupo para juntos decidirem se o mesmo servirá ou não à pesquisa.
3ª etapa
Terminada a leitura, pergunte o que mais lhes chamou a atenção e comente que vocês irão fazer junta uma segunda leitura, parando em cada parágrafo para sublinhar asinformações que a classe julgar mais importantes, e que, a partir desta leitura, tomarão notas desse texto, tendo você como escriba. 
Terminada essa tarefa, é hora de construir coletivamente as anotações, transformando as passagens sublinhadas em itens.
4ª etapa
Combine com os alunos que eles deverão fazer em duplas o mesmo trabalho que foi feito coletivamente pela sala na etapa anterior doprojeto. Divida a turma em grupos e entregue para cada um deles o material separado na etapa 2 do projeto e peça-lhes que selecionem um dos textos sobre os quais deverão tomar notas. Depois, eles devem discutir o que é mais importante em cada parágrafo (um por vez) e grifar. No final, deve fazer a releitura dos grifos e verificar se nada muito importante ficou de fora.
5ª etapa
Converse com osalunos apresentando a proposta de escrita: agora que a turma já sabe tantas coisas sobre as causas da extinção dos animais brasileiros, chegou a hora de escrever um texto para o folheto. Informe que a escrita desse texto será apoiada nas anotações feitas pela classe. Retome os temas dos textos lidos, as notas realizadas pelos grupos e questione a classe sobre a sequência da apresentação das informaçõesno texto que irão produzir: qual desses assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante. É usual que a progressão das informações num texto que tem por finalidade informar sobre um determinado assunto parta de uma exposição mais geral do tema (o problema da extinção dos animais) para examinar, a seguir, cada um dos problemas ou características do...
tracking img