Artigo leitura inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

A prática de leitura de língua inglesa em sala de aula vem causando muitos constrangimentos aos alunos do ensino médio, pois os textos para leitura em língua estrangeira disponíveis nos materiais didáticos destinados a esses alunos contemplam um universo muito amplo que não pode atender as especificidades dos alunos, pois os mesmos não têm o hábito de ler, nem mesmo em suaprópria língua materna, muito menos em uma língua estrangeira. O artigo apresentado tem como tema “A Língua Inglesa e Leitura através das análises dos recursos das técnicas do “Skimming” e “Scanning” aplicados aos alunos do Ensino Médio Público. Procuramos identificar as várias dificuldades que atingem os alunos do ensino médio e ajudar a compreender e a dirimir todas as dificuldades apresentadaspor estes.
Sendo assim, como poderíamos desenvolver um método de ensino mais prático que facilite as dificuldades que os alunos têm na leitura de textos na língua inglesa? Tais dificuldades surgem pelo fato de interesse dos próprios alunos em relação a outro idioma. Não podemos separar a leitura das outras habilidades lingüísticas, pois o ato de ler está intimamente ligado à compreensão dalinguagem oral, a conversação, ao processamento visual de informações transmitidas por ilustrações, pela imagem: à prática do escrever e do redigir. Se formos capazes de superar essas barreiras que tanto constrange aos nossos alunos, estaremos contribuindo para um bom desempenho curricular para esses discentes.
O tema escolhido foi com o intuito de identificar e aprimorar as competênciasque foram alcançadas ao longo dos anos, não mais poderemos pensar apenas no desenvolvimento da competência gramatical, poderemos também dar ênfase ao hábito da leitura tornando-se imprescindível componente entre os vários a serem dominados pelos estudantes. Levando em consideração que o ato de ler é de suma importância na formação profissional do cidadão, esta pesquisa busca incentivar o hábito daleitura em sala de aula, quer seja no seu idioma nato ou em outro idioma estrangeiro. Assim, o aluno poderá tornar-se ciente da necessidade de fazer da leitura uma atividade caracterizada pelo engajamento e uso do conhecimento.
Outro ponto a ser considerado diz respeito à questão de interdisciplinaridade, ou seja, diferentes disciplinas da grade curricular podem e devem interligar-se embusca de desenvolvimento e trabalho, relacionando as diferentes competências mencionadas anteriormente. Isso faz com que a leitura obtenha um papel muito importante para o curso de letras, uma vez que se refere a um conteúdo dominante abordado em sala de aula.
A leitura torna-se muito importante para a instituição, pois, ao conhecer outras culturas, outras formas de encarar a realidade,os alunos passam a refletir muito mais sobre a sua própria cultura e ampliar sua capacidade de analisar o ser social com mais profundidade, tendo melhores condições de estabelecer vínculos, semelhanças e contrastes entre sua forma de ser, agir, pensar e sentir e a de outras pessoas, enriquecendo a sua formação.
Citamos três hipóteses para a prática da pesquisa nas salas de aula do objetoestudado. A estratégia da leitura faz com que haja necessidade de responder importantes questões como: Os textos apresentados nos manuais de língua estrangeira não estão contextualizados com a realidade do aluno. Os textos relacionados à realidade do aluno facilitam a interação e favorece a aprendizagem de desenvolver o hábito da leitura e é conseguido com o uso das técnicas do Skimming e Scanning e ostextos para leitura em língua estrangeira disponíveis no mercado atualmente contemplam um universo muito amplo que não pode atender as especificidades dos alunos.
O objetivo nesse caso é proporcionar aos alunos da rede de ensino público um aprendizado eficaz, o gosto pela leitura e escrita é possível a todos os alunos com a utilização de técnicas de leitura, e com a utilização das técnicas...
tracking img