Procedimentos de auditoria externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa de Auditoria nas Contas do Balanço patrimonial |
  |
PUBLICIDADE |
|
INTRODUÇÃOSegundo Silvio Aparecido Crepaldi, ?a filosofia da Auditoria consiste em avaliar a política de sistemas da empresa, em termos da adequação, comunicação, aceitação, aplicação e controle, se é necessário na situação, se contribui para atingir os objetivos da empresa, se permite assegurar a corretautilização dos recursos da empresa, tanto de natureza financeira, econômica e humana.A base da auditoria esta ligada diretamente à contabilidade, que embora exerça o principal papel da empresa, no sentido de registrar e informar os reflexos das transações, nos aspectos econômicos ? financeiros, muitas vezes, é manipulada, por interesse estranho ao objetivo maior da empresa, visando a vantagens ilícitasou malversação de recursos como empréstimos, aprovação cadastral, financiamentos?.Em nossa opinião, a inexistência de accountability por grande parte dos gestores (seja no setor público ou iniciativa privada), faz da auditoria um instrumento fundamental para transmitir segurança e transparência nas organizações. Tornando-a útil para a economia e a sociedade.

DESENVOLVIMENTOPlanejamento ? ?pla.ne.ja.men.to   sm   (planejar+mento2)
1 V planeamento. 2 Ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento. 3 Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços. 4 Dependência de uma indústria ou repartição pública, com o encargo de planejar serviços
(Dicionário Michaelis)NaAuditoria todo o escopo do trabalho futuro depende da fase do planejamento. Cabe ressaltar que por dever legal, o auditor deve planejar seu trabalho consoante as Normas Profissionais de Auditor Independente, detalhando o trabalho de planejamento em papel de trabalho. A documentação deste planejamento é exigência da Lei, determinando que os programas de trabalho sejam por escrito, na fé de que se obtenhaum guia para o controle da execução dos trabalhos. É ponto pacífico entre os mais renomados autores da Ciência Contábil que um bom planejamento do trabalho de Auditoria determina um menor risco e uma maior certeza na emissão do parecer sobre as operações da empresa e as evidenciações que a tecnologia da escrituração contábil produz.  Estas características estarão mais consolidadas no plano detrabalho à medida que o auditor externo adquirir conhecimentos nas áreas financeira, contábil, orçamentária, pessoal, fiscal e legal, de operações, de vendas, de suprimentos.Ocorre que nem sempre temos oportunidade de adquirir prévios conhecimentos sobre tão amplas áreas da empresa. A argúcia e o entendimento do auditor, aliados, sem sombra de dúvidas, à sua experiência profissional, irão determinarseu sucesso nesta tarefa. Assim, bons planos de Auditoria são aqueles que podem trazer em seu escopo regras para exames especiais e testes substantivos específicos para situações onde os indícios de falhas, erros ou simulações estejam mais estampados.
 
A seguir demonstraremos os procedimentos de auditoria para a demonstração
BALANÇO PATRIMONIAL.Como já é de conhecimento, o Balanço Patrimonialé composto de Contas do Ativo, Contas do Passivo e Patrimônio Líquido.Nota:
· As Contas são classificadas no Ativo segundo a liquidez e no Passivo segundo a Exigibilidade.
· As contas em negrito serão as abordadas em nosso trabalho.
ATIVO CIRCULANTE DISPONÍVELAssim como no exame de todas as fases de um negocio, os procedimentos na auditoria de Caixa e Bancos devem ser definidos em função dosobjetivos do auditor, para aquele setor.Uma vez que o caixa é considerado um bem que envolve grande risco e relativamente difícil de ser controlado, os procedimentos de auditoria a eles destinados tendem a ser mais extensos e mais detalhados que as outras áreas. Como em todos os casos, a avaliação que o auditor faz do controle interno contábil do cliente sob o caixa e banco ira influenciar muito...
tracking img