Thomas malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUIBA

BRUNO LEANDRO
IVANILTON OLIVEIRA
RODRIGO MARCUSSO

THOMAS ROBERT MALTHUS

BACHARELANDO

CARAPICUIBA
2011

BRUNO LEANDRO
IVANILTON OLIVEIRA
RODRIGO MARCUSSO

THOMAS ROBERT MALTHUS
Trabalho apresentado como exigência parcial de avaliação na disciplina Economia Política da faculdade de Direito da FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba sobreorientação do professor Carlos Laurente. |


CARAPICUIBA
2011
Sumário

1 INTRODUCAO
2 BIBLIOGRAFIA
3 HISTÓRIA E PENSAMENTO
4 OBRAS E ARTIGOS
4.1 Principais obras
5 TEORIA MALTHUSIANA
5.1 Propostas de Soluções
5.2 Demografia, salário e inflação
5.3 Importância da teoria
5.4 Porque a teoria deu errado? E Falhas da teoria.
6 TEORIA NEOMALTHUSIANO
7 INFLUÊNCIA
8 CRÍTICA
9 CONCLUSÃO10 BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de expõe a Teoria Populacional Malthusiana, apresentada por Thomas Malthus, demógrafo e economista Inglês que escreveu o Ensaio do principio da população. Esta primeira teoria demográfica de grande impacto é, até hoje, a mais popular entre todas, apesar das falhas que apresenta. A Teoria Malthusiana baseia-se no Princípio daEscassez. A população humana tende a crescer mais rapidamente que a produção de alimentos o que torna o conceito escassezde extrema importância para a Economia.
O que muitos conhecem, pelo menos aqueles com um conhecimento elementar da economia ou na política, é que Malthus é o sobrenome de um homem, que, um par de cem anos atrás, disse que o homem, mais cedo ou mais tarde, universalmente, seráexecutado até contra si mesmo ; que a população da humanidade acabará por superar a capacidade do homem para abastecer-se com as necessidades da vida. A doutrina malthusiana, como afirma em "Ensaio sobre o Princípio da População", foi expressa da seguinte forma: ". População aumenta em uma proporção geométrica, enquanto os meios de subsistência aumenta em progressão aritmética" 1 Bem, isso parece bastanteclaro, e perfeitamente compreensível - se houver muitas pessoas e não comida suficiente, então, certamente, não vai haver problemas.Malthus desenvolveu sua teoria, pelo menos até este ponto: que o deixou sozinho, não importa todos os problemas de curto de uma catástrofe mundial, a humanidade vai sobreviver, como, a natureza tem uma maneira natural para reduzir os níveis de população: "crime,doença, guerra, e vice, "sendo, as verificações necessárias sobre a população." Esta proposição, como foi feito por Malthus em 1798, foi para provocar uma grande celeuma pública, então, e ainda hoje.

BIBLIOGRAFIA

Thomas Robert Malthus nasceu em 13 de fevereiro de 1766 na casa de campo 'The Rookery' perto Wotton em Surrey ao sul de Londres. Ele morreu em 29 de Dezembro 1834 em uma visita a Bath, eé enterrado em Abadia de Bath.
Filho de Daniel e Henrietta Malthus, que além de Malthus teve mais seis filhos entre cinco era mulheres. Seu pai, Daniel, importante proprietário de terras, era culto, rico e da alta sociedade inglesa e amigo e do filósofo escocês David Hume, do suíço Jean-Jacques Rousseau e do Frances Voltaire e, além disso, era um profundo admirador de Condorcet e de Godwin.Thomas Malthus pôde, assim, ter uma boa educação já que estudava em casa com seu pai e com tutores como o reverendo e escritor Richard Graves e Gilbert Wakefield em sua casa, em Bramcote perto de Bath, Nottinghamshire, e depois na dissidente Warrington Academy (escola ou faculdade criada por aqueles que eram conta igreja estatal da Inglaterra), além de manter contato com intelectuais influentes daépoca.
Depois de um período com um professor particular, em 1784 aos 18 anos se tornou um estudante na Jesus College, em Cambridge e graduou-se em matemática com honras sendo Nona Wrangler em 1788. Logo após foi eleito membro da faculdade em 1793 em Cambridge.
Em Cambridge Malthus ganhou prêmios em declamação, latino e grego, em 1791 ganhou o MA (Master of Arts – pós-graduação) grau, e foi...
tracking img