Projeto de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- IDENTIFICAÇÃO:
UNIME – União Metropolitana de educação e Cultura
Curso: PEDAGOGIA
Nome das alunas: Maria Cristina Barreto e Renata Cruz
Escola: Enock Amaral
Endereço: Rua Dos Vereadores s/nº, Centro – Lauro de Freitas-Ba.
Período: 17/10 a 21/10/2011
Duração: 20hs
Classe: Grupo 4
Professor(a) regente: Eliana Maria Ferreira
Professora orientadora do estágio: Jacqueline

2- TEMA DOPROJETO: A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS

3- JUSTIFICATIVA:

O presente projeto, intitulado “A África está em nós” que trabalharemos no estágio da Educação Infantil, traduz a necessidade do caráter social e político da escola de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas de aceitação e reconhecimento da cultura Afro descendente.Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos atributosindividuais dos negros no Brasil, inclusive as crianças sendo atores dessa triste realidade. O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AEDUCAÇÃO INFANTIL defende o ensino na educação da criança pequena pautado em conteúdos relacionados à sua realidade e cultura.

As crianças refletem e gradativamente tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seudesenvolvimento. As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expressão. À medida que crescem, se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo; perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas; ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a natureza e a cultura. (RCN, 2007, p167.)A sociedade brasileira é plural, sendo à sua construção, nos mais diversos aspectos (histórico sociais, políticos e culturais), diretamente influenciada pelas três etnias determinantes de sua identidade: a indígena, europeia e principalmente a africana. A democracia racial visando à aceitação da identidade do “Eu Negro” é um assunto importantíssimo, por isso é tratado nesse projeto. É analisandoquem somos que oportunizamos às nossas crianças refletirem sobre a mistura que compõe a nossa população.

Acreditamos que o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileiras representará um passo fundamental para um convívio social caracterizado pelo mútuo respeito entre todos os brasileiros, na medida em que todos aprenderão a valorizar a herança cultural africana e oprotagonismo histórico dos africanos e de seus descendentes no Brasil. (Wlamyra R. de Albuquerque, Walter Fraga Filho, 2006 p.6)

A escolha do tema “A África está em nós” justifica-se também, pela inserção da lei 10.639 de 2003, que inclui no ensino básico a história de culturas africanas e afro-brasileiras. Porém, não basta apenas incluir a temática nos programas curriculares, mas é necessário queo tema seja abordado sempre com a preocupação de levar os alunos a compreender e refletir sobre a importância e contribuição da cultura africana, na formação da identidade, cultura e de crenças do povo brasileiro. Visando que os infantes se reconheçam e se valorizem.
É importante que a mediação da escola aconteça de forma que as crianças compreendam que não existe ser superior ou inferior,evitando-se dessa forma a classificação de culturas “melhores” ou “piores”, portanto, o que ocorre são culturas diferentes, despertando dessa maneira a percepção da necessidade do respeito ao próximo, bem como, o desenvolvimento de uma postura de boa convivência com as nossas dessemelhanças e diversidades encontradas no mundo que nos cerca.
Logo, este projeto objetiva valorizar a cultura...
tracking img