Thomas Malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
I. Biografia 3
II. Influências no pensamento de Malthus 4
III. Ensaio sobre a População 6
IV. Inquiry de Godwin 9
V. Caixas de Socorro e Poupança de Condorcet 12
VI. Riqueza de uma nação de Adam Smith 13
VII. Os Economistas franceses 14
VIII. As principais falhas na Teoria de Malthus 14
IX. A Teoria de Malthus e a atualidade 15
Conclusão 17
Bibliografia 19



















I. BiografiaThomas Robert Malthus nasceu em 14 de fevereiro de 1766, no condado de Surrey, Inglaterra, no seio de uma próspera família. Seu pai, Daniel Malthus, era adepto dos ideais de Jean-Jacques Rousseau e amigo pessoal dos pensadores David Hume e Godwin.
Aos dezoito anos de idade, em 1784, após receber em casa uma ampla educação liberal, Malthus foi admitido no Colégio de Jesus, da Universidade deCambridge. Lá, estudou Matemática, Latim e Grego, ao mesmo tempo que recebia sua formação sacerdotal. Graduou-se em 1788 e recebeu o Master of Arts Degree em 1791. Em 1793 foi aceito como membro pesquisador (fellow) da instituição e, em 1797, recebeu as ordens eclesiásticas, tornando-se sacerdote da Igreja Anglicana, fato que influenciaria decisivamente sua obra, mormente o Ensaio Sobre a População.Malthus casou-se em 1804, com 39 anos de idade, com sua prima Harriet Eckersall, tendo posteriormente 3 filhos. E em 1805, tornou-se professor de História Moderna e Política Econômica no Colégio da Companhia das Índias Orientais, em Harleybury, Hertfordshire. Provavelmente foi o primeiro professor de Economia Política de que se tem notícia — pelo menos parece ter sido essa a primeira vez em que umadisciplina acadêmica recebeu tal denominação.
Sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio:
• "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798).
• "Um ensaio sobre o princípio dapopulação ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona" (1803).
Suas obras influenciaram vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio dapopulação às suas próprias teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível, podendo ser limitada apenas pelo fundo de salários.
Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, como os de mal, salvação e condenação. Outras das obras que ele escreveu foi Princípios de economia política (1820) e Definições em economia política (1827).
Em suas obras econômicas, Malthus demonstrou queo nível de atividade em uma economia capitalista depende da demanda efetiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. A ideia da importância da demanda efetiva seria depois retomada por Keynes.
Thomas Malthus representou o paradigma de uma visão que ignora ou rebaixa os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico. ErnestGellner afirmou em Pós-modernismo, razão e religião: "Previamente, a Humanidade agrária vivia num mundo Malthusiano no qual a escassez de recursos em geral condenava o homem a apertadas formas sociais autoritárias, à dominação por tiranos, primos ou ambos".
Para ele, a diferença entre as classes sociais era uma consequência inevitável. A pobreza e o sofrimento eram o destino para a grande maioria daspessoas, ou seja, na maneira de pensar de Malthus os futuros insucessos econômicos eram destinados a um grande aglomerado da população, e contra isso não havia muito a fazer.
Na história do pensamento econômico, poucos economistas chegaram a suscitar tantas controvérsias como o economista inglês Thomas Robert Malthus. Até hoje, 230 anos após o seu nascimento, nenhum estudante, professor,...
tracking img