Thomas Malthus

Páginas: 8 (1870 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
THOMAS MALTHUS
Thomas Malthus foi um demógrafo e economista inglês que escreveu o ensaio de Malthus, ensaio esse que esta dividida em dois ou mais livros Esta primeira teoria demográfica de grande impacto e até hoje, a mais popular entre todas, apesar das falhas que apresenta.
A teoria MALTHUSIANA, baseia-se no Principio da Escassez. A população humana tende a crescer mais rapidamente que aprodução de alimentos o que torna o conceito de escassez de estram importância para a economia.
Malthus tornou-se famoso, sobretudo pela sua perspectiva pessimista, mas muito influentes. Apesar de ter assumido popularmente que suas teses pessimistas deram a Economia a Acultura da Ciência Lúgubre (Dismal Science), a frase foi na verdade cunhada pelo historiador racista Thomas Carlyle e referencia aum ensaio contra a escravatura escrito por John Stuart Mill.
A fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro Ensaio e Segundo Ensaio:
“Um ensaio fala sobre o principio da população na medida em que afeta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M condorcet e outros escritores.” (1798).
“O Segundo ensaiofala sobre o principio da população ou uma visão de seus efeitos passados presentes na felicidades, com uma investigação das nossas expectativas quanto a remoção ou a mitigação dos males que ocasiona” (1803).
Teoria Malthusiana
O livro do socialista Inglês William Godwin “( Um inquérito convenente aos princípios da justiça politica e sua influencia sobre a felicidade e a virtude em Geral),provocou um grande impacto na vida do jovem Malthus em 1793.
Após vários debates sobre o livro de Godwim e suas ideias( tais como: no futuro não haverá mais um punhado de ricos e sim uma multidão de pobres: não haverá mais guerras assim como doenças: o homem não angustiará nem mais vivera melancolicamente: Não Haverá necessidade, nem administração na justiça, nem de governo) Malthus decidiu escrevera propina visão sobre um futuro da humanidade e crescimento populacional.
Em 1798, Malthus escreveu e publicou, sob anonimato, o seu celebre livro: Um ensaio dobre o principio da população que afeta o melhoramento futuro da sociedade: com observações sobre as especulações do Sr. Godwin e outros escritores, uma obra essencialmente polemica, dirigidas aos autores e as suas ideias utópicas oriundasda Revolução Francesa.
A Perfectibilidade do homem e da sociedade tinham o incondicional apoio do advogado Daniel Malthus, cujas as discussões entre pai e filho acabaram desencadeando na elaboração das observações de Malthus em amor a verdade.
Segundo Thomas Malthus, Pode-se considerar dois postulados, sendo o primeiro que o alimento e necessário a existência do homem, e o segundo que a paixãoentre os sexos e necessária e permanecerá aproximadamente em seu presente estado. Supondo , então podemos dizer a capacidade de crescimento da população é indefinidamente maior que a capacidade de terra de produzir meios de subsistência do homem.
Na expectativa de Malthus, existiam dois tipos de obstáculos:
I. Obstáculos Positivos: A fome, a Desnutrição, as Epidemias, Doenças, pragas e as guerrasetc.
II. Obstáculos Preventivos: praticas anticoncepcionais voluntarias, no sentindo de reduzir a taxa de natalidade
O crescimento da população, os meios de subsistência e as causas da pobreza em plena Revolução Industrial são os problemas centrais analisados pelo economista clássico THOMAS ROBERT MALTHUS. Segundo Malthus pode-se seguramente declarar que, se não for a população contida porfreio algum, irá ela dobrando de 25 em 25 anos, ou crescerá em progressão geométrica(1,2,4,8,16,32,64.....) pode –se afirmar, que dadas as atuais condições da terra, que meios a subsistência, nas mais favoráveis circunstancias, só poderiam aumentar, no máximo em pregresso aritmética(1,2,3,4,5,6,7,8.....). Segundo o economista clássico Malthus, o poder da população é tão superior ao poder do planeta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • thomas malthus
  • Thomas Malthus
  • Thomas Malthus
  • Thomas malthus
  • Thomas Malthus
  • Thomas malthus
  • Thomas Malthus
  • THOMAS MALTHUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!