Thomas hobbes e john locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Hobbes e John Locke

Comparando o principal pensamento de Thomas Hobbes e John Locke, poderíamos coloca em conta que os processos de experiência durante a vida influenciaria apersonalidade de cada individuo. Ou seja, se o meio fosse regado por bondade, consequentemente, o indivíduo seria um ser bom por ter recebido aquele conhecimento, como explica Locke. Por mais que sua naturezafosse de um ser vil, ambicioso, instintivo e egoísta, como descreve Hobbes.
Thomas Hobbes defendia a ideia de que o homem, em seu estado natural era vil, ambicioso, instintivo e egoísta. “O homem éo lobo do homem.” John Locke, por outro lado, afirmava que o homem era uma espécie de “quadro em branco”, onde eram gravados os conhecimentos ao longo de suas experiências. Que todo o processo doconhecer, do saber e do agir era aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
Hobbes defendia que o estado natural, mesmo que o homem acabasse sendo mais forte ou mais inteligente que outro nãopoderia ser considerado superior pelo fato que pode ser inferior a outro. Assim, teríamos direito a tudo, mas em casos de escassez, existiria uma constante guerra entre todos pelo consumo do quefaltava a uns. Locke afirmava que o estado de natureza era aonde o homem se encontrava em plena liberdade. Conforme seus próprios interesses. Viveria sob suas regras, independente da vontade de qualqueroutro homem. Mas que houvesse respeito à vontade do próximo.
Se tratando de forma de governo, Hobbes aceitava a existência de três tipos governamentais (Monarquia, Aristocracia e Democracia). Masoptou pela Monarquia. Sendo o rei superior às leis e legitimado pelo consenso do povo. Locke, assim como Hobbes, reconhecia as três formas de governo, mas durante a síntese de sua tese, ele adotou umgoverno legitimo que se baseava no contrato entre os societários e os poderes outorgados. Assim, sua comunidade era formada de poderes Legislativo e Executivo.
Em relação aos contratos sociais, o...
tracking img