Relatorio rato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Curso de Psicologia

Disciplina: Análise Experimental do Comportamento

Professor: Rogério



















Analise Experimental e Observação de Organismo vivo













Fernando da Silva Campos

Tamara Araujo Brandão


















Gurupi- To 2012RESUMO

Através da observação em laboratório buscamos por meio nível operante, da modelagem, do reforço continuo descrever respostas de pressionar a barra emitida por um rato albino da raça Wistar e esquemas de reforçamento, razão fixa e razão variável para que fosse feito uma comparação posterior. O objetivo: Instaurar uma nova resposta no repertorio comportamental do sujeito a partir dosprocedimentos de condicionamento operante; verificar se as conseqüências alteram a probabilidade de ocorrência do comportamento; analisar como os diferentes esquemas de reforçamento afetam a frequência do comportamento. A principal conseqüência positiva normalmente corresponde a uma pequena porção de água oferecida ao animal no dispositivo montado na caixa. Como o rato esta privado de água um pouco antesda sessão experimental, a sede que eles sentem assegura que a água sirva como reforço. Utilizamos duas variáveis: dependente (comportamento do animal) e independente (fator ambiental – a água, que será seu reforçador). O organismo obteve os resultados esperados, o que possibilitou que os experimentos tenham sido encerrados com sucesso. Apesar de ter sido um pouco lento em alguns experimentos,no final conseguiu atingir a meta que era necessária. Essas análises foram realizadas no mês de setembro de 2012 a novembro 2012, de acordo com as observações, foram preenchidos todos os registros que o sujeito fez no decorrer dos experimentos. Para realizar esse trabalho de análise experimental do comportamento, foi um grande desafio, pois, no inicio o sujeito não adquiria os pontos positivos,que necessitava. Com o passar dos dias, foi atingindo cada sessão de esquemas de reforço, o qual necessitava para concluir o experimento.




Palavras – chave: Observação; Reforço continuo; modelagem.



































SUMÁRIO









Resumo II

Sumário III

Introdução III

Métodos V

Resultados VIII

DiscussãoXI

Referencias Bibliográficas XII


















































INTRODUÇÃO




Nesse trabalho, iremos abordar diversos tópicos que foram estudados e observados no laboratório, como: nível operante, modelagem, reforço continuo. Os seres vivos produzem enumeráveis respostas que não levam a conseqüênciasfavoráveis. Seria bom se as pessoas fossem reforçadas cada vez que fizessem um exame, assistissem a um filme, fizesse ponto no golfe, convidasse alguém para um encontro ou fizesse uma chamada telefônica de venda. No mundo real, a maioria das respostas é reforçada apenas algumas vezes. Como esta realidade afeta a potência dos reforçadores? Para descobrir isto, os psicólogos behavioristas devotarammuito de sua atenção, como os esquemas de reforços influenciam comportamento operante (Ferster apud Skinner, 1957)
Um esquema de reforço é um padrão especifico de apresentação de reforçadores no tempo. O padrão mais simples é reforço continuo que ocorre quando cada resposta esperada produzida é reforçada. No laboratório, os experimentadores freqüentemente utilizam para moldar eestabelecer uma nova resposta antes de prosseguir para esquemas mais realistas. Skinner aponta que na vida cotidiana fora do laboratório de psicologia são improváveis os esquemas de reforçamento contínuos.
Nosso comportamento é raramente reforçado toda vez que ocorre. Segundo ele, um bebê não é colocado no colo e acariciado sempre que chora. Podemos analisar que há muitos outros exemplos de...
tracking img