Dermatoses ocupacionais pelo cromo e seus sais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dermatoses Ocupacionais pelo Cromo e seus Sais
As primeiras informações conhecidas sobre minério de cromo datam de 1761 quando Johann Gottlob Lehmann encontrou nos montes Urais siberianos um minério de cor vermelho alaranjada que ele identificou como minério de chumbo que continha uma mistura de selênio, ferro e chumbo. Na realidade era um cromato de chumbo-crocoisita (PbCrO4). Em 1770, PeterSimon Pallas verificou que este mineral tinha boas qualidades, como pigmento em tintas, e seu uso foi rapidamente disseminados, pois produzia uma cor amarela brilhante. Em 1797, Nicolas-Louis Vauquelin obteve óxido de cromo a partir da mistura deste minério com ácido clorídrico. Em 1798, o mesmo Vauquelin obteve um metal a partir do aquecimento do óxido de cromo em um forno de carvão e nomeou ometal contido na crocoisita como cromo - do grego chromas = cor. Durante muitos anos, o cromo foi utilizado, principalmente, na indústria de tintas. Atualmente, o cromo e seus sais são utilizados na produção de ligas metálicas, eletrodeposição de metais, na indústria química de refratários e fundição e outros.
O cromo é encontrado na natureza em combinação com outros metais, sendo o principalminério de cromo presente na crosta terrestre a cromita (FeCr2O4), uma associação de cromo, ferro e chumbo. Chromium (1974). Os principais países produtores são: África do Sul, Kazaquistão e Turquia. Cronin (1982).Os principais compostos de cromo são o dicromato de potássio (K2Cr2O7), muito utilizado em vários processos laboratoriais e industriais; óxido verde de cromo (Cr2O3), em esmaltes, tintas efabricação de vidros e o PbCrO3, em tintas antioxidantes. Outro agente bastante usado na eletrodeposição de metais é o ácido crômico (trióxido de cromo CrO3).Toxicidade: cromo é encontrado em vários estados de oxidação de –(II) a +(VI), contudo, as valências (0), (II), (III) e (VI) são comuns. Os compostos de cromo III são considerados pouco tóxicos. Compostos de cromo (VI) hexavalente sãoconsiderados muito tóxicos para a pele, os olhos e as mucosas. Estudos realizados pelo Institute Agency Research Cancer 168Salim Amed Ali(IARC), ligado à Organização Mundial de Saúde, classificam o cromo hexavalente como cancerígeno.
Eletrodeposição de metais
No processo de eletrodeposição de metais, o trabalhador pode entrar em contato com substâncias potencialmente prejudiciais à sua saúde, como:cromo, níquel, zinco, cobre, cádmio, estanho, ácidos e álcalis. A galvanização é uma atividade industrial que utiliza processos químicos e eletrolíticos para revestir superfícies metálicas. As peças a serem revestidas são polidas e limpas por processo eletrolítico ou com solventes, conhecido como pré-tratamento. Silva (1999). Neste processo, podem ocorrer agressões à pele do trabalhador, ocasionandodermatites irritativas devido ao contato da pele com solventes diversos. Do mesmo modo, o contato com ácidos e soluções alcalinas pode causar lesões mais graves, como queimaduras químicas, com áreas ulceradas e de cicatrização demorada.
Após o pré-tratamento, as peças estão prontas para receber revestimento metálico. Na cromagem de metais ferrosos, a eletrodeposição pode ser feita na seguinteordem: banho de cobre alcalino e de cobre ácido, banho de níquel e, finalmente, banho de solução contendo ácido crômico.
Exemplo: Tanque de cromação aberto. Não há ventilação exaustora nas bordas do tanque. Névoas emanadas no processo de cromação podem atingir as vias aéreas superiores e causar perfuração no septo nasal em trabalhadores susceptíveis.
Nesta fase, pode ocorrer liberação de névoasdo banho, se medidas de proteções adequadas forem negligenciadas. Lindberg et al. (1985). As névoas podem atingir os olhos (conjuntivas) do trabalhador, podendo causar conjuntivites irritativas. A inalação frequente de névoas crômicas pode irritar as narinas e perfurar o septo nasal. Cohen (1974). Caso ocorra contato do líquido do banho com a pele previamente lesada, podem surgir lesões que...
tracking img