Textualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTUALIDADE

A textualidade está relacionada com a construção e reconstrução do texto a partir de códigos vivenciais, sociais, históricos, culturais e linguísticos, ou seja, saberes linguísticos dos sujeitos interlocutores que aplicam ao texto princípios como: coesão,coerência, informatividade, intertextualidade, intensionalidade, aceitabilidade e situacionalidade.
Podemosdefinir, melhor, textualidade como:
Princípio geral que faz parte do conhecimento textual
dos falantes e que os leva a aplicar a todas as produ-
ções linguísticas que falam,escrevem,ouvem ou leem
um conjunto de fatores capazes de textualizar essas
produções. Explicando melhor: não vamos entender
textualidade como algo que está nos textos, más
como um componente do saber linguísticodas pés-
soas. (COSTA VAL, op. Cit. , p.115)
Então, textualidade, trata-se de artifícios que estão fora do texto. Para haver textualidade o texto tem que apresentar enunciado.
Podemos entender por texto como sendo qualquer produção linguística, de qualquer tamanho, falada ou escrita, que tenha sentido e uma situação de comunicação, onde o sentido não está no texto,ele é produzido pelos interlocutores em cada acontecimento.
São características do texto:
A Função Comunicativa – quando falamos temos a intenção de expressarmos algo, ou seja, exercemos uma linguagem funcional.
A Expressão Verbal – que envolve sempre um parceiro para que aconteça a interação. Dizemos sempre algo que seja do interesse do ouvinte, daí surgi o dialogismo,característica fundamental da linguagem.
A Orientação Temática – que diz que o texto se constrói a partir de um tema, de um tópico, de uma ideia central ou de um núcleo semântico que dá continuidade e unidade ao texto.
Para que um conjunto de palavras funcione e seja identificado como um texto é necessário o uso dos princípios de textualidade que Irandé chamou de propriedadese reordenou como:
1 PROPRIEDADES DO TEXTO:
1.1 Coerência é o conjunto de elementos que estabelecem se o texto é consistente, se possui sentido, ou seja, se está relacionado conhecimento e informações, não decorre apenas de traços linguísticos. A construção do sentido depende das intenções de quem fala e dos conhecimentos e habilidadesinterpretativas de quem ouve.
1.2 Coesão são os recursos de inter-relação, de ligação, de encadeamento gramatical e lexical entre os vários segmentos do texto. É através da coesão que se promove a continuidade do texto. São exemplos de elementos coesivos:
1.2.1 Os artigos definidos,
1.2.2 Os pronomes possessivos, pessoais, relativos e oblíquos.
1.3 Informatividade diz respeito ao grau denovidade e imprevisibilidade que é atribuído ao texto, onde o contexto é que vai determinar o nível mais alto ou mais baixo de informatividade. Um exemplo de textos com baixa informatividade são as placas de advertência.
1.4 Intertextualidade acontece quando um texto retoma textos anteriores, reafirmando ou contestando. “Nenhum texto é absolutamente original, nem pertence, porinteiro, à autoria de quem disse ou escreveu”. (ANTUNES, Irandé. p. 76). A intertextualidade pode ocorrer de forma implícita ou explícita.
1.4.1 Pode ser implícita quando a intertextualidade ocorre inconscientemente por exemplo: uma notícia, que respeita um modelo pré estabelecido pelas normas sociais, ou seja, retoma elementos de outros modelos de notícia. Nessa visão, todo novotexto empírico, é necessariamente construído com base no modelo de um gênero, isto é, pertence a um gênero, que seja crônica, conto, poema, carta, artigo, etc. Onde todos os gêneros correspondem a modelos convencionais de comunicação socialmente estabelecidos, que regulam nossas atividades sociais de uso da linguagem.
Os tipos de textos são marcados por...
tracking img